As pastilhas de vidro já são uma marca registrada na decoração de ambientes ou em qualquer reforma da casa. Elas são versáteis, porque podem ser usadas em ambientes internos e externos, tanto em áreas secas, quanto molhadas.
Nos projetos atuais, elas são muito aplicadas às superfícies de banheiros e cozinhas, sejam elas pisos, paredes ou bancadas. De acordo com a design de interiores Juliana Binoti, do Espaço Design do D&D Home Center, as pastilhas dão um efeito de textura e brilho ao espaço e funcionam como um tecido, já que podem combinar com os outros revestimentos como porcelanatos e cerâmicas. “As pastilhas de vidro são bem versáteis e combinam com outros tipos de materiais do banheiro ou da cozinha. Porém, para evitar que essas texturas briguem, aplique as pastilhas apenas em uma parte do cômodo”, explica.
Para a cozinha, as pastilhas podem ser usadas tanto nas paredes, quanto no chão do ambiente. Um exemplo são as pastilhas em várias cores da marca Décor, disponíveis no D&D Home Center, que podem ser aplicadas na área molhada, ou seja, aquela localizada atrás da pia e fogão. Além das cores básicas e neutras, pode-se optar por cores ousadas, combinando as pastilhas com o móvel.
Já para o banheiro, a grande vantagem das pastilhas é durabilidade, já que elas precisam ser trocadas somente depois de um longo tempo de uso. Além disso, segundo a design de interiores Juliana Binoti, do Espaço Design do D&D Home Center, as pastilhas de vidro não o perdem a cor ou o brilho com o passar dos anos. “Mesmo que se decida aplicar as pastilhas de vidro no banheiro, a umidade do ambiente não prejudica textura ou cor da peça. Se não quiser aplicar em grande quantidade, use as pastilhas em todas as paredes, mas como uma faixa lateral”, orienta.