Economia

Vila Velha planeja instalar 50 mil luminárias de Led; troca pode gerar economia de 50% no consumo de energia

Serão investidos R$ 121 milhões para substituir todas as luminárias dos 35 mil pontos de iluminação pública e também expandir o parque para quase 50 mil pontos com lâmpadas de Led

Foto: Divulgação / Pexel

O município de Vila Velha planeja concretizar uma parceria público-privada (PPP) para iluminação pública. Até o final do ano, será realizado o processo licitatório e o leilão para a contratação de uma empresa que executará o projeto, resultando na instalação de 50 mil luminárias de Led em 18 meses.

A consulta pública da PPP de iluminação foi lançada nesta terça-feira (1º), pelo prefeito Max Filho. Antes da licitação final, ainda resta a aprovação de uma lei autorizativa, já protocolada na Câmara Municipal, para viabilizar a eficientização do sistema de iluminação pública do município. No dia 17 de outubro, será realizada audiência pública para tratar do assunto. “Nós vamos ter um sistema todo em led, que é a última palavra em termos de avanço tecnológico para a questão de iluminação pública. E esse é um esqueleto daquilo que pode vir a receber e amparar outros sistemas de cidade inteligente, para que você possa dar um salto também tecnológico em outras áreas”, explicou Max Filho.

Os estudos para a modelagem da licitação foram realizadas sob a coordenação do Banco de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em conjunto com um consórcio de empresas formadas pela Ernst & Young, Ilumisul e Diamantino advogados. A operação vai à leilão na Bolsa de Valores de São Paulo (Bolsa, Balcão, Brasil – B³), sendo que o modelo de negócio adotado permite gerar economia no consumo de energia de aproximadamente 50%.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Vila Velha

Serão investidos R$ 121 milhões para substituir todas as luminárias dos 35 mil pontos de iluminação pública e também expandir o parque para quase 50 mil pontos com lâmpadas de Led nas cinco regiões do município, incluindo a área rural, além de praças, orla, vias, ciclovias e monumentos da cidade, que receberão iluminação cênica.

Os pontos com pouca luminosidade serão equacionados com o projeto por meio do Índice de Reprodução de Cor (IRC), que homogeneíza o padrão desse serviço em toda cidade. A mesma qualidade e intensidade da iluminação, para cada classificação de via, será possível em todos os bairros das cinco regiões da cidade.