Representantes do Ministério do Desenvolvimento visitaram o município de Vila Velha, nesta terça-feira (07), para avaliar a possível instalação da quarta Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do país.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, Jader Mutzig, o projeto de instalação da ZPE depende de autorização da Casa Civil da presidência da República.
“Em 2011 não existiam alguns pré-requisitos que agora passaram a existir e teremos de cumprir como planta industrial pré-definida. Para se ter uma ideia, no Brasil, existem mais de 22 ZPE’s aprovadas, mas efetivamente implantadas só temos três no país. O Conselho das ZPE’s assumiu uma postura rigorosa na aprovação das solicitações. Vai ser preciso ter uma rodovia pavimentada e consolidada, energia elétrica, porto e aeroporto. São vários pré-requisitos a serem observados para a implantação da ZPE em Vila Velha”, explicou o secretário.
Depois das ZPE’s do Ceará, Acre e Piauí, o Espírito Santo quer implantar a quarta. Segundo o secretário a infraestrutura do Piauí ficou em torno de R$ 35 milhões. “Este é um projeto de longo prazo em que é preciso cumprir todos os requisitos legais, inclusive a realização de audiências públicas. O objetivo é exportar e atender a demanda da indústria âncora. A ZPE funciona de forma parecida com o funcionamento de um shopping que tem uma loja-âncora. Na ZPE é preciso ter uma indústria-âncora”, disse Mutzig.
O secretário disse ainda que não há um prazo para a implantação da ZPE capixaba, já que todo o processo depende de análises e cumprimento de etapas.
Nesta quarta-feira (8), os representantes do Ministério do Desenvolvimento terão uma reunião com o governo do Estado.