Os consumidores de Vitória ocupam um ranking “digital”. Em uma pesquisa realizada pela Conversion, consultoria de negócios digitais, Vitória aparece em 13° lugar como a cidade que mais movimentou compras em lojas virtuais. Os capixabas gastaram pouco mais de R$ 4,2 bilhões no ano passado no comércio eletrônico, mais de 61 % de toda transação do Estado.
O ticket médio da capital do Espírito Santo é de R$ 303,83 e a taxa de conversão é de 0,97%. O ticket médio do Estado é maior do que o apurado em São Paulo, com R$ 274,89. Mesmo assim, os paulistas ocupam o primeiro lugar da lista. Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte foram os que mais compraram em lojas virtuais em 2014.
O paulistanos gastaram pouco mais de R$ 6,2 bilhões no ano passado, somando quase 23 milhões de pedidos online. Já os cariocas foram responsáveis por R$ 4,3 bilhões em transações pela Internet. E os belo-horizontinos atingiram a marca de R$ 2,5 bilhões. Segundo recente estudo da Conversion, o ecommerce nacional faturou em 2014 cerca de R$ 43 bilhões, o que representa um crescimento de 26% em relação ao período anterior, quando o volume de negócios chegou a cifra de R$ 34 bilhões.
E-commerce na contramão da economia
Embora a economia brasileira tenha registrado baixos índices de crescimento, o ecommerce comemora a plena expansão. Apenas as três capitais do topo da lista somaram quase R$ 13 bilhões em negócios online.
“Nenhum setor da economia traz resultados tão significativos quanto o varejo virtual”, comenta Diego Ivo, CEO da Conversion. “O País vive um momento de grande maturidade no modelo de negócios dos varejistas na internet e os consumidores demonstram um grau de confiança cada vez maior em realizar transações online”, complementa Ivo