A Capital capixaba lidera o ranking das cidades inteligentes de médio porte, com 100 a 500 mil habitantes. Na classificação geral, que considera todas as cidades, Vitória ficou na segunda posição, atrás apenas de Florianópolis, em Santa Catarina.
De 2023 para 2024, a Capital do Espírito Santo avançou cinco posições no ranking geral e saiu da nota 35,468, registrada no ano passado, para 37,513. Com isso, Vitória fica à frente de outras grandes cidades como São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro.
LEIA TAMBÉM:
>> Dia D Glória deve movimentar R$ 20 milhões em Vila Velha
>> Unimed Vitória reconhece perda milionária com fundo Infinity, mas projeta resultado positivo em 2024
>> Setor da saúde vai ter reduções de alíquota do novo IVA de 60%
Os dados fazem parte do relatório elaborado pela empresa de consultoria empresarial Urban Systems. O ranking tem como objetivo mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil. Veja os dados gerais:
Vitória lidera na área da saúde e tem bom desempenho em governança e educação
O mapeamento também traz dados por áreas específicas. A Capital do Espírito Santo lidera na área da saúde e ficou em segundo lugar em governança. Em educação, ocupa a 8º posição.
Em relação à mobilidade urbana, Vitória ficou em 11º lugar. No urbanismo, a cidade ocupa a 12ª posição. Em tecnologia e inovação, a cidade capixaba ocupa a 15ª colocação.
Em relação ao meio ambiente, à economia e à segurança, a Capital capixaba ficou mais atrás, em 36º, 40º e 56º lugar, respectivamente. Em empreendedorismo, ela não aparece entre as 100 melhores cidades.