A cidade de Vitória tem a segunda melhor qualidade da informação contábil (Indicador da Qualidade Contábil e Fiscal no Siconfi – ICF) entre as capitais brasileiras, atrás a´penas de Fortaleza (CE). A informação é do ranking do Tesouro Nacional 2023 (competência 2022).
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
A capital do Espírito Santo conquistou a Nota A no ranking, alcançando 127.833 pontos (99,9%). É também a cidade com o melhor ICF do Espírito Santo. Além disso, a cidade saiu da 16ª para a quinta posição entre os mais de 5,5 mil municípios brasileiros. O levantamento foi divulgado na última terça-feira (15).
Por meio do ranking, é possível verificar o desempenho das cidades brasileiras na aplicação dos conceitos contábeis e fiscais no envio de dados para o Tesouro Nacional, permitindo maior transparência e confiabilidade em relação aos dados.
A secretária municipal de Fazenda, Neyla Tardin, comemorou o resultado:
“É uma conquista da gestão e da equipe de servidores, pois trabalhamos pesado para atender ao grande volume de obrigações acessórias que a legislação impõe”, disse.
O Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal no Siconfi – Ranking Siconfi – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), cujo objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Siconfi – Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.
A finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.
Ranking
1º Fortaleza (CE)
2º Vitória (ES)
3º Belo Horizonte (MG)
4º Recife (PE)
5º Porto Velho (RO)
6º Salvador (BA)
7º Porto Alegre (RS)
8º Florianópolis (SC)
9º Boa Vista (RR)
10º Goiânia (GO)
11º Manaus (AM)
12º São Paulo (SP)
13º Curitiba (PR)
14º Teresina (PI)
15º Campo Grande (MS)
16º Maceió (AL)
17º Aracaju (SE)
18º Rio Branco (AC)
19º Palmas (TO)
20º Natal (RN)
21º Macapá (AP)
22º Belém (PA)
23º São Luís (MA)
24º Rio de Janeiro (RJ)
25º João Pessoa (PB)
26º Cuiabá (MT)