Economia

Vitória receberá investimento estrangeiro para estimular empreendedorismo

A abertura do Nest em Vitória reforça ainda mais a característica empreendedora da cidade, visto que algumas startups reconhecidas nacionalmente começaram a ser desenvolvidas aqui

Jair Júnior, coordenador do Nest, diz que coworking é uma prática muito difundida nos Estados Unidos e já vem ganhando adeptos no Brasil. Foto: Divulgação

Um espaço para que ideias inovadoras possam ser transformadas em grandes negócios. Esse é o objetivo do coworking Nest, que será lançado nesta quarta-feira (22), na Praia do Canto, em Vitória, e conta com aporte de capital estrangeiro de Dubai.

O projeto tem como filosofia ampliar a comunidade de empreendedorismo em Vitoria, que já se destacou como a terceira melhor capital para empreender, de acordo com estudo da Endeavor. Com raízes locais, o Nest (ninho, em inglês) nasce graças à captação de recursos feita pela MidStage Ventures, uma aceleradora capixaba de startups com escritório em Los Angeles e com sócios do Espírito Santo.

Para a abertura do espaço, que tem 250 metros quadrados de área, o investidor-anjo de Dubai Sayyed Hadavi aplicou inicialmente R$ 150 mil, o que seguirá com novas rodadas de investimento de acordo com o crescimento do local. A expectativa é de que 50 membros – termo utilizado para aqueles que utilizarem o espaço – possam fazer parte do Nest em seu primeiro ano de funcionamento. 

Esses membros terão acesso 24×7 às estações de trabalho, mentorias com especialistas do mercado, cursos dedicados, network, descontos de parceiros e a proximidade com uma comunidade de empreendedores.

“O Nest não se trata de um escritório virtual e nem de aluguel de áreas para autônomos. O que queremos desenvolver é um espaço criativo e colaborativo como mais um pilar da comunidade empreendedora de Vitória e região para desenvolvimento de novos negócios”, disse Jair Júnior, coordenador do Nest.

O coworking é uma prática muito difundida nos Estados Unidos e já vem ganhando adeptos no Brasil, principalmente em grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro. A abertura do Nest em Vitória reforça ainda mais a característica empreendedora da cidade, visto que algumas startups reconhecidas nacionalmente começaram a ser desenvolvidas aqui.

Júnior lembra que o Nest pode ser o primeiro passo para um projeto de dimensão nacional. Com experiência no Vale do Silício, na Califórnia (Estados Unidos), considerado berço das principais empresas de tecnologia, o coordenador acredita que o coworking servirá para atrair grandes ideias e para trabalhar a capacidade empreendedora dos capixabas.