A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, disse nesta quinta-feira, 14, que pressionaria a China a reestruturar empréstimos a países que enfrentam dívidas insustentáveis, durante a reunião de ministros das Finanças do G20.
O papel da China como credora de diversos países está sob novo patamar após uma revolta no Sri Lanka, que levou o presidente a fugir do país. Alguns críticos dizem que os empréstimos generosos da China ao Sri Lanka alimentaram a atual crise financeira e política naquele país.
Durante coletiva de imprensa na Indonésia, Yellen disse esperar que a China trabalhe com o Sri Lanka para reestruturar sua dívida, um esforço que buscaria de forma mais ampla durante as reuniões.
O G20, que conta com a China como membro, adotou uma estrutura comum para reestruturações de dívidas para países de baixa renda em novembro de 2020.
“Estamos realmente esperando que a China intensifique seu papel nas reestruturações de dívida que são elegíveis para tratamento sob a estrutura comum, e não estamos vendo muito progresso”, disse Yellen. “Parte do que espero fazer nos próximos dias é estimular nossos parceiros do G20 a pressionar a China a ser mais cooperativa na reestruturação dessas dívidas insustentáveis”, afirmou.
LEIA TAMBÉM: >> Há um aumento da aversão a risco em todo o mundo, diz Guedes