Voltar à escola depois de décadas longe dos estudos pode parecer um desafio, mas para muitos idosos, é a realização de uma aspiração. Aos 95 anos, Altina de Souza vive o sonho de aprender para ler a Bíblia, um de seus maiores desejos.
Na Serra, histórias como esta estão se tornando realidade, através da implantação de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Elas contam com idosos que estão quase na casa dos 100 anos.
Idosa volta à escola: sonho de aprender a ler e escrever
A idosa volta à escola, pois tem o sonho de aprender para poder ler a Bíblia. Altina também deseja aprender a escrever.
LEIA TAMBÉM:
Alunos da rede pública do ES têm melhor desempenho desde 2019
Sedu abre 127 vagas em cursos técnicos com o Ifes
Capixaba indicado ao “Nobel da Educação” viaja para Dubai: “Já vencemos”
A idosa se matriculou na Emef Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, no ensino fundamental.
Estou muito feliz com a abertura das vagas. Eu quero aprender a ler e a escrever, principalmente para ler a Bíblia. É o meu sonho! Me matriculei na escola, que agora é pertinho da minha casa, e vou às aulas todos os dias. Convido todos da comunidade de José de Anchieta II a virem conhecer a escola e a voltarem a estudar, afirmou Altina.
Desejo de aprender a escrever o próprio nome
Na mesma escola em que ela estuda, existe outra idosa que está frequentando a escola pela primeira vez. Essa aluna se chama Izaura dos Santos, de 77 anos, que destacou o que tem vontade de aprender na escola, além de ler e escrever.
Eu quero ter independência para sair de casa, pegar um ônibus e resolver as tarefas do dia a dia. A primeira coisa que eu irei fazer quando começar a escrever é aprender o meu nome. Estou muito feliz em, pela primeira vez, vir à escola, destacou Izaura.
Para a secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, a EJA serve para transformar o indivíduo como pessoa e pensar no social.
“Oferecer uma nova chance de aprendizado para nossos jovens e adultos é um compromisso que assumimos. A EJA não é apenas uma oportunidade de educação, mas de transformação pessoal e social. A oferta da educação para todos é a garantia de um direito constitucional”, afirmou a secretária.
EJA na Serra
No ano de 2025, 10 escolas municipais da Serra estão oferecendo a Educação de Jovens e Adultos (EJA), para conclusão do ensino fundamental no turno noturno.
Podem se inscrever pessoas com mais de 15 anos que não concluíram o ensino fundamental. A matrícula deve ser feita na secretaria de uma das unidades participantes.
Para se matricular, é necessário apresentar documento de identificação com foto (ou do responsável, no caso de menor de idade), certidão de nascimento ou casamento do estudante e comprovante de residência.
As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 17h50min às 22h. O modelo de ensino é semestral, permitindo que o estudante complete uma série a cada seis meses.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos