Em um mundo cada vez mais tecnológico, os jogos educativos ainda são parte fundamental do aprendizado de muitas crianças e adolescentes. As brincadeiras feitas em casa ou nas escolas ajudam no desenvolvimento de habilidades cognitivas, além de promoverem o aprimoramento das habilidades sociais.
Para a psicopedagoga Tatielly Sales, os jogos educativos são ferramentas essenciais para estimular o cérebro e levar conhecimento de forma divertida.
“Eles desenvolvem habilidades como atenção, concentração e comunicação. É uma forma de praticar não só os conteúdos do dia a dia, mas também as habilidades socioemocionais,” destaca.
LEIA TAMBÉM:
- “Caribe Capixaba”: você conhece a praia de Urussuquara? Veja como chegar lá e fotos de fenômeno no ES
- O que fazer na Praia do Morro, em Guarapari? Veja dicas, hotéis e restaurantes
- Turismo em Vitória (ES): guia completo para visitar a capital capixaba
Em uma escola particular, em Morada de Laranjeiras, na Serra, brincar virou coisa séria. Durante os intervalos, caixas com diferentes jogos são disponibilizadas para os estudantes.
A iniciativa tem como objetivo principal proporcionar aos alunos um ambiente de descontração, socialização e reflexão, contribuindo para um aprendizado mais completo e equilibrado.
Kevin Demartino, diretor da instuição, destaca que os alunos se tornam menos ansiosos e mais desestressados, além de fortalecerem os laços de amizade com os colegas.
“O aluno, ele faz o que ele gosta no intervalo, conversa com os colegas, pensa com os colegas e resolve problemas.”
Sarah Tavares, professora e mãe, revela que os jogos educativos fazem parte do cotidiano de sua família.
“Além de ser uma maneira divertida de aprender, eles proporcionam um momento de interação em família, onde podemos brincar, conversar e falar sobre a vida de forma leve”, afirma.
Para o filho Miguel, a experiência com o jogo de estratégia War foi transformadora. “Aprendi muitos nomes de países e a localização deles, o que me ajudou nas aulas de geografia”, conta o estudante.
Os jogos também ajudam trabalhar o controle emocional. A estudante Grazieli Barbosa, de 13 anos, compartilha como a dinâmica dos jogos de tabuleiro ajuda a lidar com suas emoções.
“O jogo me ensina a ter paciência e a controlar minha ansiedade. Às vezes fico frustrada ou triste, mas ele me ajuda a entender melhor as situações e a lidar com essas emoções”, revela.
Além do impacto positivo na educação, os jogos também podem ser uma poderosa ferramenta para promover a cidadania. Em Viana, no Parque Linear de Canaã, um tabuleiro gigante foi instalado com o objetivo de transformar o aprendizado sobre sustentabilidade e cuidados com o meio ambiente em uma brincadeira divertida.
A atividade realizada pela Prefeitura de Viana educar crianças, jovens e até adultos sobre a importância da preservação ambiental e do engajamento cívico.
“O objetivo do jogo é trabalhar aspectos sociais, econômicos, naturais e culturais do município, oferecendo um aprendizado prático e acessível a todos”, afirma Ângela Cavati, da Secretaria Municipal de Educação.
A ação é gratuita e ficará disponível no parque até o domingo, com planos de percorrer as escolas municipais ao longo do ano. Ângela destaca ainda que o tabuleiro é uma oportunidade única para promover valores de cidadania e sustentabilidade.
“É uma forma de ensinar brincando, onde todos, de diferentes idades, podem participar”, completa.
Serviço:
Tabuleiro Gigante em Viana
Data: 13 a 16 de fevereiro
Horário: 18h às 22h
Local: Parque Linear de Canaã, Viana (próximo à BR 101)
*Matéria de Rodrigo Schereder