SUBLINHAR/SINTAXE/DISTINGUIR. Em algumas frases, deve-se ficar atento à pronúncia de alguns vocábulos. A seguir, apresentam-se três palavras pronunciadas equivocadamente no dia a dia, em sala de aula: 1. Sublinhar – fale-se /sub-linhar/, e não /su-blinhar/. 2. Sintaxe – fale-se /sintásse/, e não /sintákse/. 3. Distinguir – fale-se /distinguir/, e não /distingüir/.
REPETIR DE NOVO. Em alguns manuais, cita-se a expressão “repetir de novo” como exemplo de pleonasmo (repetição desnecessária). Isso é um equívoco. Que se imagine a seguinte situação: O professor dá aulas em três turnos – Manhã: O professor explica o conteúdo. Tarde: O professor repete a explicação. Noite: O professor repete de novo essa explicação.
JUSTIFICAR/EXPLICAR. Durante a elaboração de provas, alguns professores confundem os sentidos dos verbos “justificar” e “explicar” especialmente nos enunciados. O primeiro significa “apresentar causa, motivo ou razão”. O segundo quer dizer “desenvolver uma ideia para torná-la compreensível”.