Educação

Estudante capixaba vai fazer estágio em medicina em Harvard

Eduarda Endlich de Freitas, de 22 anos, foi aprovada para estágio em hospital nos Estados Unidos

Eduarda Endlich de Freitas, estudante de medicina da Emescam, foi aprovada para um estágio em Harvard. Foto: Divulgação
Eduarda Endlich de Freitas, estudante de medicina da Emescam, foi aprovada para um estágio em Harvard. Foto: Divulgação

A estudante capixaba do 9º período de Medicina da Emescam, Eduarda Endlich de Freitas, de 22 anos, foi aprovada para um estágio em Neurocirurgia e Otorrinolaringologia no Massachusetts General Hospital, em Boston, nos Estados Unidos, afiliado à Harvard Medical School.

A aluna é natural de Cachoeiro de Itapemirim e vai realizar o sonho de ter uma experiência internacional na área da saúde.

LEIA TAMBÉM:

“Sempre quis internacionalizar o meu currículo e viver uma experiência no exterior. Esse objetivo eu já tinha antes mesmo de entrar na faculdade”, conta Eduarda.

Ela havia entrado em contato diretamente com os médicos que desejava acompanhar, enviado uma solicitação de estágio e participado de uma entrevista. Após o processo, Eduarda conseguiu a aprovação.

A capixaba precisou adaptar o seu currículo brasileiro para o padrão dos Estados Unidos e reunir a documentação internacional necessária.

“Foi um caminho desafiador, mas contar com o apoio da equipe do setor internacional da Emescam fez toda a diferença. Eles me auxiliaram no processo e na validação do estágio como parte do meu internato”, explica.

A estudante de medicina tem expectativa de que a oportunidade fora do Brasil possa agregar ao seu conhecimento.

Conhecer uma medicina diferente, vivenciar novas tecnologias e estar em contato com um sistema de saúde de ponta é transformador. Mas, mais do que isso, poder trazer um pouco desse aprendizado de volta para o Brasil é algo que me motiva todos os dias, afirma.

Durante o estágio, Eduarda terá a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em duas áreas que despertam seu interesse para a residência médica: Neurocirurgia e Otorrinolaringologia.

“Pretendo sair daqui um pouco mais decidida sobre qual especialidade seguir e aproveitar ao máximo cada momento dessa vivência única”, diz com entusiasmo.

A estudante de medicina ainda falou sobre a motivação para realizar o seu sonho.

“O primeiro passo não precisa ser perfeito, só precisa ser dado! Coragem não é a ausência de medo, mas agir apesar dele”, reflete. E complementa com uma frase que a inspira: “Sonhar custa caro, mas desistir custa um sonho”.

Eduarda faz questão de agradecer a todos que a apoiaram nessa jornada.

“Sou muito grata aos meus amigos e à minha família, que sempre foram meu alicerce. Também agradeço à Emescam pelo suporte e aos meus professores, que me incentivaram desde o início e me ajudaram com as cartas de recomendação”, finaliza.