Educação

"Ponte Day" arrecada R$ 2 milhões em doações para apoiar educação

Evento do Instituto Ponte contou com a presença de 350 empresários capixabas e teve como tema o poder transformador da educação

2° Edição Ponte Day
Fotos Cacá Lima

A 2ª edição do Ponte Day, em Vitória, reuniu alunos e apoiadores do Instituto Ponte, na noite de quarta-feira (10), em Jardim Camburi, para um evento onde o papel transformador da educação foi a pauta principal.

Com o apoio da Apex Partners, Nazca e Valor Investimentos, a instituição reuniu empresários capixabas, com o objetivo de criar uma ponte entre eles e os alunos apoiados pelo instituto.

LEIA TAMBÉM:

A fundadora e presidente do Instituto Ponte, Bartira Almeida, ressaltou a importância da cultura da filantropia e de eventos como o Ponte Day para descobrir e apoiar novos talentos:

Os que estão aqui presentes acreditam na cultura da filantropia, de construir um Brasil com mais oportunidades para aqueles que merecem, mas que não ganharam de mão beijada igual os meus filhos ganharam.

Instituto Ponte apoia estudantes

Fundado em 2014, o instituto é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) que apoia estudantes de baixa renda do 7º ano do ensino fundamental II ao 2º ano do ensino médio, de escolas públicas, de qualquer cidade do Brasil.

Aos participantes do programa são concedidas oportunidades educacionais além de atividades de desenvolvimento e apoio socioemocional, acompanhando os alunos do ensino fundamental à universidade.

Segundo o Instituto, atualmente, são atendidos 360 alunos em diferentes estados (Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco,  Paraíba, Ceará, Maranhão, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Entre eles,  161 bolsistas em 63 escolas parceiras, com os melhores resultados do Enem em seus estados.

A coordenadora de Marketing da Escola Americana de Vitória, Junia Perenzin, uma das instituições parceiras do instituto, ressaltou a importância de oferecer acesso a um ensino de qualidade e outras oportunidades de aprendizado a estes alunos.

“Quando eles chegam é perceptível que novas oportunidades se abrem para eles. É quando ele vê que pode ir muito além do que aquele sonho que carregava no primeiro dia de aula”, ressaltou Junia.

Doações vão manter 200 alunos apoiados por programa

De acordo com o Instituto Ponte, foram arrecadados R$ 2 milhões em doações feitas pelos 350 empresários e lideranças capixabas presentes na 2ª edição do Ponte Day. Esse valor possibilita a manutenção de 200 alunos apoiados pelo programa.

Além das doações, os empresários puderam conhecer as histórias de alguns estudantes e acompanhar um painel com o tema “A Realidade da Educação no Brasil”, apresentado por Ricardo Frizera, sócio-diretor da Apex Partners e colunista do Folha Vitória.

A noite foi encerrada com um painel que reuniu William Ling, presidente do Conselho de Administração da Évora, e Luis Fernando Porto, vice-presidente do Conselho da Localiza, mediado por Rafael Furlanetti, sócio-diretor institucional da XP Investimentos.

“Filantropia para mim hoje é um objetivo de vida. O Brasil tem um percentual de doações muito abaixo da média global, mas vejo essa cultura florescendo”, afirmou Luís Fernando Porto.

Já William Ling ressaltou a urgência de investir na base: “Nós somos programados para ajudar o próximo. Se queremos um país melhor, precisamos começar pela educação”.

Segundo Felipe Caroni, diretor-executivo da Rede Vitória, iniciativas capitaneadas pelo Instituto Ponte são uma solução para dar mais oportunidades à população.

A única forma de quebrar o ciclo de pobreza intergeracional que existe no Brasil é através da educação. E essa educação não é uniforme para toda a população. O Instituto Ponte é uma solução para dar mais oportunidades a quem não teve acesso a uma educação qualificada.

O evento contou ainda com depoimentos emocionantes de jovens que tiveram suas vidas transformadas por meio da educação. Entre eles, Maria Eduarda Alves Rocha, de Ibatiba, aluna do IP e atualmente estudante de Engenharia Mecatrônica no Insper, que conduziu o palco como mestre de cerimônias.

Confira fotos do Ponte Day: