Educação

Professor que puniu alunos em escola do ES é demitido

O professor teria punido os alunos por terem se esquecido de realizar uma atividade para casa

escola municipal Valdy Freitas, em Cachoeiro de Itapemirim
Escola municipal Valdy Freitas, onde os alunos passaram mal (Foto: Reprodução / Google Street View)

O professor de educação física que obrigou alunos do 4° ano, do ensino fundamental, a realizarem uma atividade punitiva, em Cachoeiro do Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, foi demitido. O caso aconteceu na terça-feira (22), na Escola Municipal Valdy Freitas, no bairro Paraíso.

A informação da demissão do professor foi confirmada pela assessoria da Prefeitura, informando que “o contrato dele foi encerrado”, quando questionada.

LEIA TAMBÉM:

Relembre o caso

O professor teria obrigado os alunos de uma das turmas a darem 10 voltas na quadra da escola. Segundo a mãe de uma das crianças, a punição foi aplicada porque as crianças haviam esquecido de fazer uma atividade para casa.

Em um vídeo obtido pela Rede Vitória, uma criança de 9 anos aparece chorando enquanto explica o que aconteceu.

Por videochamada, a mãe, que preferiu não se identificar, disse que o próprio professor chamou a atividade de “treino suicídio”:

“O pai se suicidou, quando ele tinha 1 ano de idade. Então, essa palavra ‘suicídio’ é uma palavra muito forte e, ainda usada com punição, acabou ativando os gatilhos emocionais nele”.

CONFIRA A ENTREVISTA:

Em nota anterior, a Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim informou que medidas legais seriam adotadas e que, caso irregularidades fossem constatadas, as sanções previstas seriam aplicadas.

“Ressaltamos que a conduta atribuída ao referido profissional não condiz com os princípios do Código dos Agentes Públicos Municipais nem com as diretrizes educacionais orientadas por esta Secretaria, que preza por um ambiente escolar saudável, inclusivo e pautado no respeito mútuo”.

*Com informações da repórter Gabriela Valdetaro, da TV Vitória/Record