A Câmara Municipal de Cariacica terá, nos próximos quatros anos, somente uma mulher vereadora. Açucena (PT) foi eleita com 2.644 votos. Neste domingo (6), foram 188.578 votos válidos para vereador na cidade.
Atualmente, a Câmara possui duas mulheres entre os vereadores, Ilma Chrizostomo (MDB) e Zety Araújo (PSD) não foram reeleitas.
Leia também:
> Internado, Euclério celebra a reeleição: “A vitória é do povo de Cariacica”
> Lorenzo Pazolini: “Há boas propostas de outros candidatos que podem ser incorporadas à gestão”
> Wanderson Bueno, de Viana, é o prefeito campeão de votos no ES: 92,49%
“Vencemos! Obrigada, gente. Seguimos juntas e juntos. Cariacica tem na Câmara de Vereadores a voz que representa”, escreveu em um post nas redes sociais.
A vereadora foi mencionada por Célia Tavares (PT), candidata que foi derrotada na eleição em Cariacica por Euclério Sampaio, reeleito com 88,41%.
Em entrevista ao Folha Vitória, a candidata informou que, mesmo perdendo a disputa para prefeita, o saldo é positivo por ter Açucena na Câmara.
“A gente sai como saldo positivo de ter na Câmara de Vereadores uma voz que vai nos representar. Açucena vai ser a voz do contraditório e vai trazer o debate que a cidade precisa”, contou.
Além disso, dos 19 cargos disponíveis para vereador, 9 estarão continuarão pelo segundo mandato, são eles: Edgard do Esporte (União); Renato Machado (PSD); Lei (União); Cleidimar Alemão (Republicanos); Paulo Foto (PP); Lelo (MDB); Léo do Iapi (Podemos); Flávio Preto (PSB) e Romildo Alves (PP),
Com a posse para 2025, os parlamentares terão o cargo já com o aumento salarial de R$ 13.500. Atualmente, cada um dos vereadores recebe R$ 8.016,94.