instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

“Áreas de risco”: Assembleia pede reforço na segurança em 9 cidades do ES nas eleições

Documento, enviado à Sesp e ao TRE, fala sobre altos riscos de conflito por rivalidades políticas, intimidação e violência eleitoral nessas cidades. Veja lista

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) enviou um documento à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo nesta quinta-feira (3) solicitando reforço imediato na segurança em nove municípios capixabas.

Essas cidades foram classificados pela Assembleia como “áreas de risco para o primeiro turno das eleições municipais”. A eleição acontece no próximo domingo, 6 de outubro.

Os municípios são: Afonso Cláudio, Barra de São Francisco, Brejetuba, Divino São Lourenço, Irupi, Linhares, Mucurici, São Gabriel da Palha e São José do Calçado.

De acordo com o documento, assinado pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, essas localidades apresentam altos riscos de conflito devido a rivalidades políticas, registros de intimidação e violência eleitoral.

A solicitação oficial de reforço no policiamento visa “prevenir incidentes de violência e garantir que o processo eleitoral transcorra de forma pacífica, permitindo aos eleitores votar com segurança e tranquilidade”.

Em nota encaminha à reportagem, a Assembleia destaca que casos de intimidação a eleitores e candidatos já foram relatados nessas cidades, especialmente em Barra de São Francisco e São Gabriel da Palha, “criando um clima de insegurança para o pleito”.

“Os eleitores precisam de tranquilidade e liberdade para votar sem qualquer tipo de ameaça ou pressão. A presença ostensiva da polícia nos ajudará a garantir que as eleições transcorram com a devida normalidade, especialmente em áreas onde já tivemos sinais de instabilidade”, declarou o deputado.

Marcelo Santos é o presidente da Assembleia Legislativa

O pedido foi encaminhado ao secretário da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, e ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Simões Fonseca.

Nesta quinta-feira, foi apresentado pelo governo do Estado, em conjunto ao TRE e Polícia Rodoviária Federal como será a Operação Eleições, que contará com mais de 8 mil agentes de segurança no domingo de votação.

Candidato e ex-candidato assassinados este ano no ES

As eleições deste ano no Espírito Santo já estão sendo marcadas por tragédias envolvendo candidatos e ex-candidatos. No dia 31 de agosto, o vereador e candidato à reeleição em Governador Lindenberg, Leomar Cazoti Mandato (PV), foi assassinado a tiros durante um evento político na localidade de Fazenda Bernabé. Ele fazia uma adesivagem de veículos junto a apoiadores quando foi morto.

Já em Fundão, no dia 8 de setembro, o ex-candidato a vereador Jorge de Jesus Pereira, conhecido como Jorge Baiano (Podemos), que era agricultor e tinha 61 anos, foi morto a tiros enquanto estava sentado em frente a um bar na zona rural de Piranema. Ele havia renunciado à sua candidatura. A polícia conseguiu prender um suspeito e disse que o crime não teve motivação política.

Veja Também