instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

“Áreas de risco”: Assembleia pede reforço na segurança em 9 cidades do ES nas eleições

Documento, enviado à Sesp e ao TRE, fala sobre altos riscos de conflito por rivalidades políticas, intimidação e violência eleitoral nessas cidades. Veja lista

A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) enviou um documento à Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) e ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Espírito Santo nesta quinta-feira (3) solicitando reforço imediato na segurança em nove municípios capixabas.

Essas cidades foram classificados pela Assembleia como “áreas de risco para o primeiro turno das eleições municipais”. A eleição acontece no próximo domingo, 6 de outubro.

Os municípios são: Afonso Cláudio, Barra de São Francisco, Brejetuba, Divino São Lourenço, Irupi, Linhares, Mucurici, São Gabriel da Palha e São José do Calçado.

De acordo com o documento, assinado pelo presidente da Ales, deputado Marcelo Santos, essas localidades apresentam altos riscos de conflito devido a rivalidades políticas, registros de intimidação e violência eleitoral.

A solicitação oficial de reforço no policiamento visa “prevenir incidentes de violência e garantir que o processo eleitoral transcorra de forma pacífica, permitindo aos eleitores votar com segurança e tranquilidade”.

Em nota encaminha à reportagem, a Assembleia destaca que casos de intimidação a eleitores e candidatos já foram relatados nessas cidades, especialmente em Barra de São Francisco e São Gabriel da Palha, “criando um clima de insegurança para o pleito”.

“Os eleitores precisam de tranquilidade e liberdade para votar sem qualquer tipo de ameaça ou pressão. A presença ostensiva da polícia nos ajudará a garantir que as eleições transcorram com a devida normalidade, especialmente em áreas onde já tivemos sinais de instabilidade”, declarou o deputado.

Marcelo Santos é o presidente da Assembleia Legislativa

O pedido foi encaminhado ao secretário da Segurança Pública, Leonardo Damasceno, e ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Carlos Simões Fonseca.

Nesta quinta-feira, foi apresentado pelo governo do Estado, em conjunto ao TRE e Polícia Rodoviária Federal como será a Operação Eleições, que contará com mais de 8 mil agentes de segurança no domingo de votação.

Candidato e ex-candidato assassinados este ano no ES

As eleições deste ano no Espírito Santo já estão sendo marcadas por tragédias envolvendo candidatos e ex-candidatos. No dia 31 de agosto, o vereador e candidato à reeleição em Governador Lindenberg, Leomar Cazoti Mandato (PV), foi assassinado a tiros durante um evento político na localidade de Fazenda Bernabé. Ele fazia uma adesivagem de veículos junto a apoiadores quando foi morto.

Já em Fundão, no dia 8 de setembro, o ex-candidato a vereador Jorge de Jesus Pereira, conhecido como Jorge Baiano (Podemos), que era agricultor e tinha 61 anos, foi morto a tiros enquanto estava sentado em frente a um bar na zona rural de Piranema. Ele havia renunciado à sua candidatura. A polícia conseguiu prender um suspeito e disse que o crime não teve motivação política.

Veja Também