instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Cadastro biométrico não será obrigatório para votação; veja o que precisa levar

TSE confirma que eleitores sem biometria poderão votar nas eleições de 6 de outubro, desde que apresentem documento oficial com foto

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

cadastro biométrico não será exigido para os mais de 155 milhões de eleitores no dia 6 de outubro. A medida foi pensada para que, mesmo quem não tenha concluído a biometria, tenha acesso ao processo eleitoral.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), basta estar com o título eleitoral regular, e apresentar um documento oficial com foto aos mesários no dia da votação. 

Dados da Justiça Eleitoral mostram que pouco mais de 129 milhões de pessoas já têm a biometria registrada.

No dia 6 de outubro serão escolhidos os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de mais de 5,5 mil municípios do Brasil, com exceção do Distrito Federal, Fernando de Noronha, e as localidades do exterior, chamadas de “Zona ZZ”.

Documentos aceitos no dia da votação

O TSE, por meio daresolução nº 23.736/2024, lista os documentos que serão aceitos como forma de comprovação de identidade no dia da votação:

  • Carteira de identidade
  • Identidade social
  • Certificado de revista
  • Carteira de trabalho
  • Carteira nacional de habilitação
  • Passaporte ou Carteira de categoria profissional reconhecida por lei

A Justiça Eleitoral informa que não será admitida certidão de nascimento ou de casamento como prova de identidade no momento da votação.

Para se identificar com o e-Título, que é a versão digital do título eleitoral, o perfil no aplicativo precisa ter foto, que é inserida a partir do cadastramento biométrico. 

Caso a fotografia não apareça no aplicativo, será necessário apresentar um documento oficial para votar. 

Cadastro eleitoral reabre em novembro

O prazo para realizar a coleta da biometria, em 2024, encerrou no dia 8 de maio, e será possível realizar o cadastro novamente a partir de novembro.

Os cartórios eleitorais voltarão a atender os eleitores para prestar serviços de alistamentos, transferência e regularização do título.

O TSE afirma que o cadastro biométrico é gratuito, reduz filas nas seções eleitorais, e garante um processo eleitoral mais seguro e confiável por meio de um avanço tecnológico idealizado para fortalecer a democracia.

Veja Também