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Candidatos apostam no funk para conquistar eleitores jovens: “Vota, vota”

O ritmo caiu nas graças de algumas campanhas que visam alcançar o eleitorado mais jovem

Os jingles dos candidatos exploram normalmente ritmos das culturais locais para aproximar e atrair a atenção dos eleitores. No Espírito Santo, muitas das músicas das campanhas apresentam as propostas e ideias dos candidatos ao som de congo, samba, sertanejo e rock. E vale também entrar nos hits que estão na moda ou ritmos mais ouvidos pelo eleitorado que os candidatos precisam conquistar.

Pensando nisso, o funk caiu nas graças de algumas campanhas que visam alcançar o eleitorado mais jovem. E tem candidato que, mesmo não tendo ligação alguma com o movimento funk, decidiu apostar nas batidas.

É o caso do candidato à Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim Theodorico Ferraço (PP), que, aos 86 anos, optou por um funk para animar sua campanha eleitoral. A música escolhida é uma paródia da conhecida canção “Te Maceto Depois do Baile”, um hit no cenário do funk carioca.

A assessoria de campanha de Ferraço disse à reportagem do Folha Vitória que a definição pelo estilo musical reflete uma estratégia de aproximação com o eleitorado jovem e popular, aproveitando a relevância cultural do funk no atual panorama musical.

Na letra do jingle, o candidato destaca bastante o número de urna de Ferraço e enfatiza: “Eu tô fechado com Ferraço”. Até mesmo brinca com a imagem do postulante, apresentando uma fotomontagem dele usando um ícone de óculos escuros no estilo dos funkeiros.

VEJA O JINGLE:

Funk paródia em Vitória

Outro candidato que decidiu explorar o funk para se aproximar dos eleitores é Capitão Assumção (PL), de 61 anos, postulante ao cargo de prefeito de Vitória. A música é, na verdade, uma versão de um jingle feito para a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro em 2022. É uma paródia do funk “Combate”, de Aldair Playboy e MC WM.

Ao invés de “Vota, vota e confirma, 22 é Bolsonaro”, que foi explorado na campanha de 2022, Assumção divulga em seu jingle-funk: “Vota, vota e confirma, 22 é Assumção”.

Na sabatina à Rede Vitória, na última quarta-feira (2), Assumção foi questionado sobre a escolha do ritmo, até mesmo pelo fato da versão original ter conotação sexual e o candidato se apresentar como conservador e evangélico.

Ele respondeu que o autor do funk cedeu a música para a campanha e argumentou que “faz parte de uma das maiores torcidas do Vasco da Gama, e a gente viu que aquilo ali poderia ter uma comunicação mais rápida, onde a gente tinha mais dificuldade de entrar”.

A campanha do candidato não enviou o jingle de Assumção e a rede social dele está suspensa.

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