instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Centro, esquerda ou direita? Futura mostra o que pensa o eleitor de Guarapari

Veja o quanto o posicionamento político importa para os eleitores e quem pode influenciar o voto ao indicar candidato

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Para 76,3% dos eleitores de Guarapari, o posicionamento político do candidato é importante da decisão do voto. Foi isso que apurou a mais nova pesquisa Futura no projeto 100% Cidades divulgada nesta quarta feira dia 28.

LEIA TAMBÉM:

Futura: Zé Preto e Rodrigo Borges empatam na disputa em Guarapari

Pesquisa Futura: eleitores de Guarapari querem mais saúde

Muribeca é condenado a pagar R$ 60 mil por fake news na Serra

Os eleitores que acham que o posicionamento político importa mais ou menos são 1,8%. Os que não se importam com o posicionamento político são 13% e os que não sabem ou não responderam são 8,9%.

Os eleitores de Guarapari também puderam dizer se eles têm preferência por algum posicionamento político, como direita, esquerda ou centro.

Os que não têm preferência são 42,9%. Os que preferem a direita são 36,6%. Os eleitores de esquerda em Guarapari são. 9%. Os eleitores de centro são 6,1% e os que não souberam responder são 5,4%.

Os eleitores de Guarapari também foram perguntados sobre os apoios dos candidatos nas próximas eleições. Em Guarapari, 21,2% dos eleitores votariam com certeza em um candidato apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os que poderiam votar nesse candidato são 19,5%, enquanto 48,5% não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo presidente Lula. Os que não souberam responder são 10,8%.

Em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), 32,6% com certeza votariam em um candidato apoiado por ele. Os eleitores que dizem que podem talvez votar em um candidato apoiado por Bolsonaro são 22,4%.

Por outro lado, 40,8% dizem que não votam em um candidato apoiado por ele em hipótese alguma e 4% não souberam responder.

Indagados sobre a influência do governador Renato Casagrande (PSB), 28,8% disseram que votariam com certeza em um candidato apoiado por ele. Já 34,3% podem votar num candidato apoiado por Casagrande e 28,7% não votariam de jeito nenhum em um candidato apoiado pelo governador. Não souberam responder 8,2%.

O prefeito Edson Magalhães (PSDB) poderia transferir votos para 19,5% dos eleitores de Guarapari, que votariam com certeza em um candidato indicado por ele. Poderiam votar nesse candidato 18,1%, enquanto 51,4% não votariam de jeito nenhum em um candidato indicado pelo prefeito. 11% não souberam responder.

Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre os dias 20 e 27 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-01548/2024.

Veja Também