Nas quatro maiores cidades da Grande Vitória (Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica) concorrem aos cargos de prefeito ao todo 22 candidatos. São eles que se destacam nas campanhas de TV, na rádio, nas propagandas eleitorais divulgadas nas redes sociais, no corpo a corpo com eleitores, até mesmo no material distribuído nas ruas.
Mas é importante estar atento também a quem são os candidatos a vice-prefeitos. Qual a formação deles, o que já fizeram na vida pública, na acadêmica, no ramo empresarial?
A reportagem do Folha Vitória foi atrás dessas respostas e procurou as assessorias dos candidatos para fazer um perfil dos nomes que se colocam à disposição para serem vice-prefeitos. Dentre eles há professores, militares, médico, enfermeira, servidores públicos, advogados, administradores de empresas e outras profissões.
Mulheres: Só duas para prefeita e metade como vice
Vale destacar um comportamento nos postulantes nesta eleição na Grande Vitória. Dos 22 candidatos a prefeito nas quatro maiores cidades da Grande Vitória, são apenas duas mulheres – Camila Valadão (Psol) em Vitória e Célia Tavares (PT) em Cariacica.
Por outro lado, ao verificar a lista de nomes indicados como vice-prefeito, a situação é bem diferente. Metade da lista é formada por mulheres. São ao todo 11 do gênero feminino.
O mestre em história política Luiz Fernando Brumana detalha que o prefeito é o gestor da cidade, que controla gastos públicos, lida diretamente com obras públicas, e direciona verba para diversas áreas, como saúde, educação, dentre outras.
Já o vice-prefeito, além de ser o substituto direto do eleito para comandar o executivo municipal, pode cumprir agenda oficial na prefeitura e também exercer cargos importantes para o município.
“Estamos observando os vice-prefeitos atuarem em secretarias estratégicas da prefeitura, principalmente as chamadas ‘pastas meio’, como a de projetos e de planejamento, e até a Secretaria de Assistência Social, que é uma pasta estratégica devido à entrega de auxílios à população”, explicou Brumana.
Conheça abaixo quem são os candidatos a vice-prefeitos da Grande Vitória:
Vitória
Coronel Wagner (Du)
Coronel Wagner (PRTB) é candidato a vice-prefeito de Du (Avante), tem 50 anos, é natural de Vitória e, para disputar a eleição, se licenciou do Corpo de Bombeiros, onde atuava como diretor de Operações. Formado na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em 1996. É pai de dois filhos.
Cris Samorini (Lorenzo Pazolini)
Cris Samorini (Progressistas) é candidata a vice-prefeita de Lorenzo Pazolini (Republicanos), tem 36 anos e natural de Vitória. Foi presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e é graduada em administração de empresas, com MBA em gestão de negócios pela Fundação Dom Cabral e em marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Macaciel Breda (Camila Valadão)
Macaciel Breda (Rede) é candidato a vice-prefeito de Camila Valadão (Psol), tem 62 anos e é natural de Águia Branca, município do Norte capixaba. Casado e pai de quatro filhos, é formado em administração de empresas, atuou como dirigente e gestor de empresas, e também em organizações sociais e partidos políticos. Tem passagens pelas secretarias de Estado da Agricutura e Meio Ambiente.
Mayra Marcarini (Capitão Assumção)
Mayra Marcarini (PL) é candidata a vice-prefeita de Capitão Assumção (PL), tem 32 anos e nasceu na cidade de Vitória. Chegou a cursar Ciências Biológicas, mas ingressou na Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) em 2014. É casada, tem uma filha de 6 anos, chamada Melanie, e frequenta a Igreja Batista.
Priscila Manso (João Coser)
Priscila Manso (PV) é candidata a vice-prefeita de João Coser (PT), tem 40 anos e é presidente do Partido Verde em Vitória. Formada em Turismo e pós-graduada em marketing político, estudou em Barcelona (Espanha) e trabalhou 10 anos na Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Vitória (PMV). É defensora de pautas do meio ambiente, que abordam mudanças climáticas e a causa animal.
Victor Ricciardi (Luiz Paulo Vellozo)
Victori Ricciardi (União Brasil) é candidato a vice-prefeito de Luiz Paulo Vellozo (PSDB), tem 34 anos e é advogado especializado em Direito Público, Processo Civil, Direito Civil e Empresarial. Já atuou como secretário Adjunto de Habitação na Serra de 2019 a 2020 e foi assessor especial na Secretaria Estadual de Meio Ambiente, atuando ao lado do secretário estadual Felipe Rigoni.
Vila Velha
Artur Depizzol (Nicolas Trancho)
Artur Depizzol (PSOL) é candidato a vice-prefeito de Nicolas Trancho (PSOL), tem 28 anos e é natural de Vila Velha. É advogado especializado em Direto Penal e do Trabalho, e foi presidente da Comissão de Diversidade e Gênero da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Vila Velha. Estudou Filosofia e, atualmente, está cursando Ciências Sociais na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Cael Linhalis (Arnaldinho Borgo)
Cael Linhalis (PSB) é candidato a vice-prefeito de Arnaldinho Borgo (Podemos), tem 63 anos e é natural de Colatina. Comandou a Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Vila Velha sob a gestão de Arnaldinho. Foi servidor da Caixa Econômica Federal, presidente da Companhia Espírito-Santense de Saneamento (Cesan), e professor universitário por 10 anos.
Enfermeira Laryssa (Coronel Ramalho)
Enfermeira Laryssa (PL) é candidata a vice-prefeita de Coronel Ramalho (PL), tem 28 anos e natural de Vila Velha. Formada em enfermagem em 2020, é filha de um pedreiro e uma auxiliar de serviços gerais, que concluiu o ensino fundamental em 2024. É mãe de Anthony, de 3 anos.
Marcelo Brasileiro (Gabriel Ruy)
Marcelo Brasileiro (Mobiliza) é candidato a vice-prefeito de Gabriel Ruy (Mobiliza), tem 56 anos e é natural de Linhares. Militar de carreira e advogado, se declara conservador, legalista, pró-armamentista e é participante de moto clube.
Professor Rodrigo (João Batista Babá)
Professor Rodrigo (PCdoB) é candidato a vice-prefeito de João Batista Babá (PT), tem 41 anos e é natural de São Paulo (SP). É professor da rede estadual, e dá aulas na Escola Estadual de Ensino Médio Mário Gurgel, em Jabaeté, bairro da Região 5 de Vila Velha. Mora na Barra do Jucu e também participa dos movimentos culturais da Região da Grande Terra Vermelha.
Professora Daniela Torres (Mauricio Gorza)
A assessoria da candidata a vice-prefeita de Maurício Gorza (PSDB), filiada ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), foi procurada, mas não respondeu à reportagem.
Serra
Benção (Antonio Bungestab)
José Carlos Alves de Lima, que usa o nome de urna Benção”, é filiado ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB), é candidato a vice-prefeito Antonio Bungestab (PRTB). A assessoria do candidato foi procurada, mas não respondeu à reportagem.
Cabo Cassoto (Igor Elson)
Cabo Cassoto é filiado ao Partido Liberal, e é candidato a vice-prefeito de Igor Elson (PL). A assessoria do candidato foi procurada, mas não respondeu à reportagem.
Cida Alves (Roberto Carlos)
Cida Alves (PCdoB) é candidata a vice-prefeita do professor Roberto Carlos (PT), tem 52 anos e é natural de Viana. Casada, é presidente do PCdoB da Serra e da Federação Brasil da Esperança. Ela trabalha atualmente como técnico em contabilidade, estatística, economia doméstica e administração. É pedagoga, cursa gerontologia, e iniciou mestrado na área de gestão em saúde.
Delegada Gracimeri (Weverson Meireles)
Delegada Gracimeri (MDB) é candidata a vice-prefeita de Weverson Meireles (PDT), tem 53 anos e é natural de Colatina. É delegada aposentada da Polícia Civil, mãe e avó, atuou na Delegacia da Mulher e na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Nilza Cordeiro (Audifax Barcelos)
Nilza Cordeiro (PDSB) é candidata a vice-prefeita de Audifax Barcelos (Progressistas), tem 55 anos, é casada, mãe de dois filhos e assistente social. Atuou como subsecretária da Mulher na Prefeitura da Serra e também como gerente de Segurança Alimentar do Estado do Espírito Santo. Foi diretora da Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Barcelona, e da Regional de Feu Rosa.
Magda Novaes (Pablo Muribeca)
Magda Novaes (Republicanos) é candidata a vice-prefeita de Pablo Muribeca (Republicanos), tem 60 anos e é natural de Governador Valadares (MG). Casada, mãe e avó, é formada em Teologia e, atualmente, estuda Psicanálise, com mais de 20 anos de atuação em aconselhamento pastoral.
Dr Willian Lessa (Wylson Zon)
Willian Lessa (Novo) é candidato a vice-prefeito de Wylson Zon (Novo), tem 57 anos e é natural de Cachoeiro de Itapemirim. Casado e pai de 4 filhos, é formado em Medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), atuou como médico na Política Militar e no Corpo de Bombeiros, e tem 3 clínicas de endoscopia digestiva na Grande Vitória. É pastor evangélico no Ministério Apostólico Shalom.
Cariacica
Hudsson Vassoler (Célia Tavares)
Hudsson Vassoler (PSOL) é candidato a vice-prefeito de Célia Tavares (PT), tem 39 anos e é natural de Iconha. Formado em Serviço Social, tem 16 anos de experiência como assistente social, e atuou nas prefeituras de Iconha e Guarapari. Atualmente, trabalha na Atenção Primária à Saúde em Cariacica e Vila Velha, e já presidiu conselhos municipais de saúde e de direitos da criança e do adolescente.
Shymenne De Castro (Euclério Sampaio)
Shymenne De Castro (PSB) é candidata a vice-prefeita de Euclério Sampaio (MDB), tem 43 anos e é natural de Iúna. Casada, se declara católica, é pós-graduada em contabilidade e auditoria pública e gestão pública com MBA em liderança para gestão pública. É servidora pública estatutária na Prefeitura de Cariacica desde 2005, onde atua como contadora.
Pâmmela Fiorio (Ivan Bastos)
Pâmmela Fiorio (PRTB) é candidata a vice-prefeita de Ivan Bastos (PL), tem 37 anos e é natural de Niterói (RJ). Casada há 16 anos, é mãe de quatro filhos e gestante do quinto. É autista, têm fluência em 4 idiomas, é graduada em relações internacionais e pedagogia, pós-graduada em educação especial, psicopedagogia e arteterapia. Atualmente é pedagoga na Prefeitura de Cariacica.