A Justiça condenou o pré-candidato João Coser (PT) a duas multas de R$ 5 mil e o cancelamento do impulsionamento de publicações consideradas ofensivas ao prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos).
As decisões, proferidas pelo juiz Leonardo Alvarenga da Fonseca, da 52ª Zona Eleitoral de Vitória, foram no sentido de deferir parcialmente os pedidos do partido Republicanos. A assessoria do pré-candidato João Coser informou que ainda não foi notificada, mas que irá recorrer.
Um dos advogados do Republicanos, Rafael Teixeira de Freitas, explicou que a Justiça Eleitoral considera ilegal o impulsionamento de publicações ofensivas.
Por isso, eles solicitaram a desativação dos impulsionamentos, a retirada dos seguidores vindas da publicação da lista de seguidores de Coser.
LEIA TAMBÉM: Majeski nega ser apoiador da candidatura de Assumção
“Quando uma publicação está nas redes sociais, as pessoas não tem como “desver”, então o estrago já foi feito. Pedimos a medida punitiva, que trata da aplicação de multa pecuniária”, analisou.
“Considerando que a obtenção de novos seguidores adveio da prática ilegal, também foi requerida a exclusão dos perfis que o passaram a seguir em razão do anúncio irregular da lista de seguidores”, salientou o advogado.
LEIA TAMBÉM: MDB faz convenção e confirma apoio a Luiz Paulo em Vitória
A Justiça considerou que realmente, as publicações citadas no processo estavam ferindo a legislação, já que faziam críticas à gestão de Pazolini, mas não considerou a infração tão grave a ponto de valer a exclusão das redes.