instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Disputa na Serra tem resultado incerto: “Eleição tripla”, avalia diretor da Futura

José Luiz Orrico faz avaliação dos resultados da pesquisa eleitoral na Serra e aponta que o município pode ter eleição competitiva entre três candidatos

O diretor político da Futura, José Luiz Orrico, fez uma avaliação dos resultados da pesquisa eleitoral da Serra e aponta que o município pode surpreender com uma eleição competitiva entre três candidatos: Audifax Barcelos (PP), Pablo Muribeca (Republicanos) e Weverson Meireles (PDT).

“Se o Weverson continuar crescendo, evidentemente teremos competição entre três candidaturas. Porque nós temos Pablo Muribeca, que é uma candidatura forte e representa uma determinada ‘cor partidária’, é um candidato mais de direita. Temos também Audifax, que pode ser prefeito pela quarta vez. E temos o Weverson, que é uma carta em branco e teremos que esperar para ver se ele terá folego para alcançar os dois. Aí sim, poderemos ver uma eleição tripla”, explicou.

LEIA TAMBÉM:

“Prefeito da Serra tem que liderar o debate do VLT”, diz Roberto Carlos em sabatina

“Serra clama por escola cívico-militar”, diz Igor Elson em sabatina da Rede Vitória

Vagas em creche e qualidade do ensino: os desafios na educação para os futuros prefeitos no ES

Na última pesquisa divulgada no projeto 100% Cidades, no Folha Vitória, em 20 de agosto, antes mesmo do prazo final para registro das candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a corrida eleitoral na Serra estava indefinida, tendo os candidatos mais bem colocados aparecendo em empate técnico. Já o número de indecisos estava em 48,2% no levantamento espontâneo.

José Luiz Orrico fez uma análise da indicação do atual prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), para a candidatura de Weverson como seu sucessor.

“O atual prefeito poderia ser candidato à reeleição, mas não será, e indicou o substituto para sucedê-lo. Mas Weverson não é conhecido pelo eleitor. Apesar de ser ex-secretário, ele atua internamente e não realiza serviço para a população”, avaliou Orrico.

O diretor da Futura também destacou a importância das sabatinas realizadas pela Rede Vitória na Rádio Pan News Vitória.

Para ele, a série de entrevistas, que começou nesta segunda-feira (9) e seguem até a véspera da eleição, dia 4 de outubro, com os principais candidatos das cidades da Serra, Cariacica, Vila Velha e Vitória, são como um “fator multiplicador”, informando o ouvinte os planos de governo do candidato e este ouvinte vai depois transmitir a informação a amigos e familiares.

Na análise de Orrico, passada em entrevista na Pan News Vitória, ele afirma que a pesquisa eleitoral é um instrumento que consegue avaliar a intenção de votos dos eleitores e também a influência política dos candidatos.

“Na pesquisa nós temos as intenções espontâneas e as estimuladas, mas a própria espontânea (quando o eleitor fala a preferência do voto sem ver a lista de candidatos) pode ser alterada. A medida em que uma determinada pessoa, que expressou a intenção de voto em um candidato, fica sabendo que outro candidato, desconhecido por ela anteriormente, está concorrendo, esse candidato pode ganhar a preferência do voto dela. Isso ocorre”, disse Orrico.

Veja Também