instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Do funk ao forró: ouça os jingles dos candidatos a prefeito na Grande Vitória

Na reta final da campanha eleitoral, candidatos reforçam os jingles, que destacam propostas e, principalmente, o número na urna

Os jingles em uma eleição desempenham um papel crucial nas campanhas políticas, refletindo valores e propostas dos postulantes de forma acessível. Muitas das músicas ficam gravadas por anos na memória dos eleitores. Nas eleições municipais deste ano, a pluralidade de ritmos chama a atenção no Espírito Santo. As canções passam pelo rock, congo, reggae, sertanejo, forró e funk.

As músicas variam em estilo e abordagem, desde mensagens de inclusão e igualdade até apelos à segurança e modernização. A maioria enfatiza a cultura local, com músicos locais, utilizando ritmos regionais para promover a identidade capixaba, enquanto outros focam em temas de esperança e mudança, ressignificando expressões populares em símbolos de liderança e transformação.

E se as ideias estão nas letras, o que mais fica destacado nos jingles são os nomes e os números dos candidatos. Afinal, o objetivo final das músicas é fazer o eleitor chegar à urna no dia da eleição cantando, até mesmo literalmente, o número do candidato a vereador e prefeito.

A reportagem do Folha Vitória procurou as campanhas dos candidatos a prefeito de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica para saber um pouco mais sobre os jingles. Confira abaixo a história dos jingles e ouça as músicas que embalam as campanhas dos candidatos.

VITÓRIA

Camila Valadão (Psol)

De acordo com a assessoria de Camila Valadão (Psol), o incentivo à cultura é uma prioridade em seu plano de governo. O jingle “Vitória de novos sonhos”, criado por músicos locais como Gavi, Dan Abranches e Afari, com produção de Karola Balves, busca promover a cultura capixaba e valorizar os artistas de Vitória. Além disso, a arte da campanha é assinada pela ilustradora Amanda Lobos, destacando o compromisso com o fortalecimento da cultura local.

> Confira: Jingle Camila Valadão

Du Kawasaki (Avante)

O jingle de campanha do candidato destaca as principais propostas de Du e do Coronel Wagner para Vitória, focando em segurança, inovação e modernização da cidade. Com o slogan “Acelera Vitória”, o jingle ressalta o número 70. No estilo rock, a composição segue a linha de trilhas sonoras icônicas, como as usadas em Fórmula 1 e MotoGP, além de referências de músicas clássicas. A ideia é transmitir energia e dinamismo, conectando a campanha a um espírito de transformação e ação.

 > Confira: Jingle Du Kawasaki

João Coser (PT)

A “retomada do diálogo com a população” e a execução de novas obras são a plataforma da campanha de João Coser, segundo a assessoria do petista. No jingle, destaque para os projetos realizados durante sua gestão anterior, como a reurbanização da Praça do Papa, a Ponte da Passagem, a ampliação da Avenida Fernando Ferrari e a revitalização da Orla de Camburi. A campanha utiliza o jingle “Vitória merece João 13”, composto por Carlos Papel e interpretado por artistas locais, como parte de sua estratégia eleitoral.

>Confira: Jingle João Coser

Lorenzo Pazolini (Republicanos)

A assessoria do candidato à reeleição afirma que o jingle da campanha reflete os temas de paz e união, destacando conquistas em saúde e educação, além de reforçar seu compromisso com justiça e igualdade. O refrão, que afirma que Pazolini “fez, faz e vai fazer muito mais”, busca transmitir a ideia de continuidade e engajar o eleitorado na mensagem de um futuro promissor para Vitória.

> Confira: Jingle Lorenzo Pazolini

Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)

O artista que fez o jingle foi Pururu Mão no Couro, profissional com larga experiência e que foi selecionado pelo próprio candidato. Eles já se conheciam. Pururu foi quem produziu o samba lançado por Luiz Paulo recentemente, chamado de Meu Canário Cantador. Ele, então, se ofereceu para fazer o jingle e todo o briefing foi do próprio Luiz Paulo e da esposa do candidato, Roberta. Segundo a assessoria, o jingle foi composto em 24 horas por Pururu.

> Confira: Jingle Luiz Paulo

Capitão Assumção (PL)

O candidato não enviou informações sobre o jingle.

VILA VELHA 

Arnaldinho Borgo (Podemos)

De acordo com a assessoria, o jingle da campanha de Arnaldinho Borgo foi inspirado no fato de alguns outros candidatos chamarem-no de “menino” na eleição de 2020, tentando desqualificá-lo. Com 37 anos, Arnaldinho vê essa expressão como um símbolo de sua visão e das transformações em Vila Velha. Criado por Rafael Pessin, o jingle ressignifica o “menino” como ícone de liderança. A produção musical é de Emerson Bruno, e Arnaldinho participou do processo, contribuindo com sugestões. O jingle foi gravado em Cobi de Baixo e preparado para o primeiro programa de propaganda eleitoral gratuita.

> Confira: Arnaldinho Borgo

Coronel Ramalho (PL)

O jingle da campanha de Coronel Ramalho, segundo a assessoria, reflete o tema central da campanha “Pra Viver de Verdade”, destacando saúde, segurança e qualidade de vida. Esses são os pilares da proposta do candidato para Vila Velha. A canção foca a repetição do número 22 e reforça valores como competência e transparência, destacando a trajetória de Ramalho e seu compromisso com a cidade, projetando-o como a escolha para um futuro mais seguro e próspero, destaca a assessoria.

> Confira: Jingle Coronel Ramalho

João Batista ‘Babá’ (PT)

O jingle de João Batista Babá aborda temas de inclusão, amor, igualdade e direitos. A letra destaca a desigualdade na cidade, afirmando que Vila Velha Pode Mais. Composto por Carlos Papel e com a participação de Babá, o jingle utiliza o ritmo do congo, tradicional da Barra do Jucu, e apresenta o candidato como a opção para unir a população e garantir igualdade de direitos.

> Confira: João Batista ‘Babá’

Nícolas Trancho (Psol)

A canção de campanha do candidato do Psol nasceu de um esforço coletivo, desenvolvido com o apoio voluntário de militantes, assim como de uma candidata a vereadora e o próprio postulante a prefeito. O processo foi conduzido através de uma dinâmica de “chuva de ideias”, com foco nas áreas da cidade que mais precisam de atenção e que, até o momento, têm sido negligenciadas, segundo a assessoria.

> Confira: Jingle Nicolas Trancho

Maurício Gorza (PSDB) e Gabriel Elias de Oliveira Ruy (Mobiliza)

Os dois candidatos não enviaram informações sobre os jingles.

CARIACICA 

Célia Tavares (PT)

O jingle, intitulado “Com Célia Prefeita – Cariacica Tem Voz”, destaca a luta pela liberdade de expressão e critica a chamada “Lei da Amordaça”. Com referências ao Mochuara, símbolo de Cariacica, o jingle exalta a identidade local e promete uma gestão participativa. Em ritmo de congo, a música simboliza a esperança de um futuro mais justo e democrático, onde a voz do povo será ouvida. Célia Tavares destaca que o jingle representa um “grito de liberdade” para a população.

> Confira: Jingle Célia Tavares

Euclério Sampaio (MDB)

A assessoria do candidato à reeleição declarou que o jingle de Euclério reflete o clima da campanha dele: alegre, leve, repleto de sorrisos, abraços e carinhos com os moradores. E também reforça a tônica de declarar o amor por Cariacica, lembrando aos moradores tudo que já foi feito e as ideias para continuar avançando. “Está tudo dando certo, estamos no caminho” é um dos versos que corroboram uma gestão de avanços, testada, aprovada e que tem força e credibilidade para ganhar uma nova oportunidade, diz a assessoria.

> Confira: Jingle Euclério Sampaio

Ivan Bastos (PL)

De acordo com a assessoria, o jingle reflete a história e orgulho de Ivan Bastos. Nascido e residente em Cariacica, ele tem um histórico de trabalho na fábrica da Brasperola, que era motivo de orgulho para a cidade. Com a diminuição das grandes indústrias, Ivan se propõe a destacar Cariacica no mapa, incentivando o retorno de empresas ao município.

> Confira: Jingle Ivan Bastos

SERRA

Pablo Muribeca (Republicanos)

O jingle expressa a candidatura de oposição e que busca dialogar com o eleitor serrano, especialmente aquele que mais precisa do poder público, segundo a assessoria do candidato. A campanha destacou que “a melodia é alegre, assim como Pablo, que é reconhecido na Serra pelo seu alto-astral e alegria”. Na música, reforço para as mensagens centrais da campanha: “Pablo é mudança”; “é o amigo do povo na prefeitura”; e “a mudança chegou”.

>Confira: Jingle Pablo Muribeca

Professor Roberto Carlos (PT)

O jingle do candidato do PT a prefeito da Serra é uma adaptação do jingle da última campanha dele. A letra foi construída com a intenção de demonstrar a parceria da candidatura do “RC13” – Roberto Carlos número de urna 13 – com o governo Lula e a gestão do PT.

>Confira: Jingle Roberto Carlos

Weverson Meireles (PDT)

Segundo a assessoria do candidato, a composição do jingle foi feita a partir de uma pesquisa qualitativa e traduz o sentimento reinante na cidade. A música tem um papel importante na campanha e traz expressões destacando “renovação”, “para a Serra avançar”, enfatizando principalmente o mentor político de Weverson, o atual prefeito Sérgio Vidigal.

> Confira: Jingle Weverson Meireles

Wylson Zon (Novo)

A letra do jingle enfatiza a proposta de “virar a chave para o Novo”. Com versos que ressaltam seu compromisso com saúde, educação e segurança, a canção destaca Wylson como uma pessoa de visão, coragem e empenho em combater dificuldades e corrupção. A música, desenvolvida em parceria com Anderson Ventura (Chokolate / Banda JavaRoots), utiliza o ritmo do congo, buscando conexão com a cultura local. O refrão reforça a ideia de que Wylson Zon é “gente da gente” e está pronto para melhorar a cidade.

> Confira: Jingle Wylson Zon

Antonio Bungenstab (PRTB), Audifax Barcelos (PP) e Igor Elson (PL)

Os três candidatos não enviaram informações sobre os jingles.

Veja Também