instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Do funk ao forró: ouça os jingles dos candidatos a prefeito na Grande Vitória

Na reta final da campanha eleitoral, candidatos reforçam os jingles, que destacam propostas e, principalmente, o número na urna

Os jingles em uma eleição desempenham um papel crucial nas campanhas políticas, refletindo valores e propostas dos postulantes de forma acessível. Muitas das músicas ficam gravadas por anos na memória dos eleitores. Nas eleições municipais deste ano, a pluralidade de ritmos chama a atenção no Espírito Santo. As canções passam pelo rock, congo, reggae, sertanejo, forró e funk.

As músicas variam em estilo e abordagem, desde mensagens de inclusão e igualdade até apelos à segurança e modernização. A maioria enfatiza a cultura local, com músicos locais, utilizando ritmos regionais para promover a identidade capixaba, enquanto outros focam em temas de esperança e mudança, ressignificando expressões populares em símbolos de liderança e transformação.

E se as ideias estão nas letras, o que mais fica destacado nos jingles são os nomes e os números dos candidatos. Afinal, o objetivo final das músicas é fazer o eleitor chegar à urna no dia da eleição cantando, até mesmo literalmente, o número do candidato a vereador e prefeito.

A reportagem do Folha Vitória procurou as campanhas dos candidatos a prefeito de Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica para saber um pouco mais sobre os jingles. Confira abaixo a história dos jingles e ouça as músicas que embalam as campanhas dos candidatos.

VITÓRIA

Camila Valadão (Psol)

De acordo com a assessoria de Camila Valadão (Psol), o incentivo à cultura é uma prioridade em seu plano de governo. O jingle “Vitória de novos sonhos”, criado por músicos locais como Gavi, Dan Abranches e Afari, com produção de Karola Balves, busca promover a cultura capixaba e valorizar os artistas de Vitória. Além disso, a arte da campanha é assinada pela ilustradora Amanda Lobos, destacando o compromisso com o fortalecimento da cultura local.

> Confira: Jingle Camila Valadão

Du Kawasaki (Avante)

O jingle de campanha do candidato destaca as principais propostas de Du e do Coronel Wagner para Vitória, focando em segurança, inovação e modernização da cidade. Com o slogan “Acelera Vitória”, o jingle ressalta o número 70. No estilo rock, a composição segue a linha de trilhas sonoras icônicas, como as usadas em Fórmula 1 e MotoGP, além de referências de músicas clássicas. A ideia é transmitir energia e dinamismo, conectando a campanha a um espírito de transformação e ação.

 > Confira: Jingle Du Kawasaki

João Coser (PT)

A “retomada do diálogo com a população” e a execução de novas obras são a plataforma da campanha de João Coser, segundo a assessoria do petista. No jingle, destaque para os projetos realizados durante sua gestão anterior, como a reurbanização da Praça do Papa, a Ponte da Passagem, a ampliação da Avenida Fernando Ferrari e a revitalização da Orla de Camburi. A campanha utiliza o jingle “Vitória merece João 13”, composto por Carlos Papel e interpretado por artistas locais, como parte de sua estratégia eleitoral.

>Confira: Jingle João Coser

Lorenzo Pazolini (Republicanos)

A assessoria do candidato à reeleição afirma que o jingle da campanha reflete os temas de paz e união, destacando conquistas em saúde e educação, além de reforçar seu compromisso com justiça e igualdade. O refrão, que afirma que Pazolini “fez, faz e vai fazer muito mais”, busca transmitir a ideia de continuidade e engajar o eleitorado na mensagem de um futuro promissor para Vitória.

> Confira: Jingle Lorenzo Pazolini

Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB)

O artista que fez o jingle foi Pururu Mão no Couro, profissional com larga experiência e que foi selecionado pelo próprio candidato. Eles já se conheciam. Pururu foi quem produziu o samba lançado por Luiz Paulo recentemente, chamado de Meu Canário Cantador. Ele, então, se ofereceu para fazer o jingle e todo o briefing foi do próprio Luiz Paulo e da esposa do candidato, Roberta. Segundo a assessoria, o jingle foi composto em 24 horas por Pururu.

> Confira: Jingle Luiz Paulo

Capitão Assumção (PL)

O candidato não enviou informações sobre o jingle.

VILA VELHA 

Arnaldinho Borgo (Podemos)

De acordo com a assessoria, o jingle da campanha de Arnaldinho Borgo foi inspirado no fato de alguns outros candidatos chamarem-no de “menino” na eleição de 2020, tentando desqualificá-lo. Com 37 anos, Arnaldinho vê essa expressão como um símbolo de sua visão e das transformações em Vila Velha. Criado por Rafael Pessin, o jingle ressignifica o “menino” como ícone de liderança. A produção musical é de Emerson Bruno, e Arnaldinho participou do processo, contribuindo com sugestões. O jingle foi gravado em Cobi de Baixo e preparado para o primeiro programa de propaganda eleitoral gratuita.

> Confira: Arnaldinho Borgo

Coronel Ramalho (PL)

O jingle da campanha de Coronel Ramalho, segundo a assessoria, reflete o tema central da campanha “Pra Viver de Verdade”, destacando saúde, segurança e qualidade de vida. Esses são os pilares da proposta do candidato para Vila Velha. A canção foca a repetição do número 22 e reforça valores como competência e transparência, destacando a trajetória de Ramalho e seu compromisso com a cidade, projetando-o como a escolha para um futuro mais seguro e próspero, destaca a assessoria.

> Confira: Jingle Coronel Ramalho

João Batista ‘Babá’ (PT)

O jingle de João Batista Babá aborda temas de inclusão, amor, igualdade e direitos. A letra destaca a desigualdade na cidade, afirmando que Vila Velha Pode Mais. Composto por Carlos Papel e com a participação de Babá, o jingle utiliza o ritmo do congo, tradicional da Barra do Jucu, e apresenta o candidato como a opção para unir a população e garantir igualdade de direitos.

> Confira: João Batista ‘Babá’

Nícolas Trancho (Psol)

A canção de campanha do candidato do Psol nasceu de um esforço coletivo, desenvolvido com o apoio voluntário de militantes, assim como de uma candidata a vereadora e o próprio postulante a prefeito. O processo foi conduzido através de uma dinâmica de “chuva de ideias”, com foco nas áreas da cidade que mais precisam de atenção e que, até o momento, têm sido negligenciadas, segundo a assessoria.

> Confira: Jingle Nicolas Trancho

Maurício Gorza (PSDB) e Gabriel Elias de Oliveira Ruy (Mobiliza)

Os dois candidatos não enviaram informações sobre os jingles.

CARIACICA 

Célia Tavares (PT)

O jingle, intitulado “Com Célia Prefeita – Cariacica Tem Voz”, destaca a luta pela liberdade de expressão e critica a chamada “Lei da Amordaça”. Com referências ao Mochuara, símbolo de Cariacica, o jingle exalta a identidade local e promete uma gestão participativa. Em ritmo de congo, a música simboliza a esperança de um futuro mais justo e democrático, onde a voz do povo será ouvida. Célia Tavares destaca que o jingle representa um “grito de liberdade” para a população.

> Confira: Jingle Célia Tavares

Euclério Sampaio (MDB)

A assessoria do candidato à reeleição declarou que o jingle de Euclério reflete o clima da campanha dele: alegre, leve, repleto de sorrisos, abraços e carinhos com os moradores. E também reforça a tônica de declarar o amor por Cariacica, lembrando aos moradores tudo que já foi feito e as ideias para continuar avançando. “Está tudo dando certo, estamos no caminho” é um dos versos que corroboram uma gestão de avanços, testada, aprovada e que tem força e credibilidade para ganhar uma nova oportunidade, diz a assessoria.

> Confira: Jingle Euclério Sampaio

Ivan Bastos (PL)

De acordo com a assessoria, o jingle reflete a história e orgulho de Ivan Bastos. Nascido e residente em Cariacica, ele tem um histórico de trabalho na fábrica da Brasperola, que era motivo de orgulho para a cidade. Com a diminuição das grandes indústrias, Ivan se propõe a destacar Cariacica no mapa, incentivando o retorno de empresas ao município.

> Confira: Jingle Ivan Bastos

SERRA

Pablo Muribeca (Republicanos)

O jingle expressa a candidatura de oposição e que busca dialogar com o eleitor serrano, especialmente aquele que mais precisa do poder público, segundo a assessoria do candidato. A campanha destacou que “a melodia é alegre, assim como Pablo, que é reconhecido na Serra pelo seu alto-astral e alegria”. Na música, reforço para as mensagens centrais da campanha: “Pablo é mudança”; “é o amigo do povo na prefeitura”; e “a mudança chegou”.

>Confira: Jingle Pablo Muribeca

Professor Roberto Carlos (PT)

O jingle do candidato do PT a prefeito da Serra é uma adaptação do jingle da última campanha dele. A letra foi construída com a intenção de demonstrar a parceria da candidatura do “RC13” – Roberto Carlos número de urna 13 – com o governo Lula e a gestão do PT.

>Confira: Jingle Roberto Carlos

Weverson Meireles (PDT)

Segundo a assessoria do candidato, a composição do jingle foi feita a partir de uma pesquisa qualitativa e traduz o sentimento reinante na cidade. A música tem um papel importante na campanha e traz expressões destacando “renovação”, “para a Serra avançar”, enfatizando principalmente o mentor político de Weverson, o atual prefeito Sérgio Vidigal.

> Confira: Jingle Weverson Meireles

Wylson Zon (Novo)

A letra do jingle enfatiza a proposta de “virar a chave para o Novo”. Com versos que ressaltam seu compromisso com saúde, educação e segurança, a canção destaca Wylson como uma pessoa de visão, coragem e empenho em combater dificuldades e corrupção. A música, desenvolvida em parceria com Anderson Ventura (Chokolate / Banda JavaRoots), utiliza o ritmo do congo, buscando conexão com a cultura local. O refrão reforça a ideia de que Wylson Zon é “gente da gente” e está pronto para melhorar a cidade.

> Confira: Jingle Wylson Zon

Antonio Bungenstab (PRTB), Audifax Barcelos (PP) e Igor Elson (PL)

Os três candidatos não enviaram informações sobre os jingles.

Veja Também