instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Doutor Coutinho lidera nova pesquisa Futura em Aracruz

O levantamento foi realizado nos dias 6 e 7 de agosto, antes do fim do prazo de registro das candidaturas

O atual prefeito Dr. Coutinho (PP) lidera em todos os cenários na disputa em Aracruz. É isso que mostra a nova pesquisa pré-eleitoral da Futura, no projeto 100% Cidades, divulgada nesta quarta-feira (21) pela Rede Vitória

O levantamento foi realizado nos dias 6 e 7 de agosto, antes do fim do prazo de registro das candidaturas. Na espontânea, a preferência de 57,5% do eleitorado vai para o prefeito Dr. Coutinho.

Já o segundo colocado, Pastor Marcelo (PL), tem 3,3% de intenções espontâneas de voto. Roberto Rangel (Podemos) tem 0,8%, seguido de Gúbio Heringer (PMB), com 0,6%.

Os indecisos somam 33,6%. Os que preferem não votar em ninguém (brancos e nulos) são 3,8%. Outros candidatos foram citados por 0,4%.

Cenários estimulados

A pesquisa em Aracruz considerou três cenários distintos para as eleições, dois eles não chegaram a se concretizar no fim do prazo de registro das candidaturas.

No primeiro cenário da pesquisa estimulada, em que as opções são apresentadas aos eleitores, Dr. Coutinho lidera com 69%, seguido de Roberto Rangel, com 6,2%. Pastor Marcelo chega a 3,9%, enquanto Gúbio Heringer faz 2,3%.

Tico Selvatici (PRTB), que acabou vindo a vice de Pastor Marcelo, teve 0,9% das intenções de voto. Ninguém, brancos e nulos são 4,9%, e, nesse cenário, os indecisos são 12,8%.

No segundo cenário, que coincide com a real situação após o fim dos registros, Dr. Coutinho tem 64,2% das intenções de voto, enquanto o segundo colocado, Roberto Rangel, alcança 11,1%. O terceiro lugar fica com Pastor Marcelo, que tem 5% das intenções.

Gúbio Heringer fica com 1%. Ninguém, brancos e nulos são 4,8%. Os indecisos formam 14% do eleitorado neste cenário. 

No terceiro cenário pesquisado, Dr. Coutinho tem 75% das intenções de voto, Roberto Rangel tem 8,3%, Gúbio Heringer tem 1% e Tico Selvatici tem 0,6%. Brancos e nulos são 5,1% e os indecisos, 9,9%. 

Rejeição: em quem os eleitores não votariam

Em matéria de rejeição, Pastor Marcelo lidera com 23,7%. Tico Selvatici tem 21,6% de rejeição. Gúbio Heringer pontua em 18,9% e Roberto Rangel em 18,1%, enquanto Dr. Continho é rejeitado por 4,1%.

Já 25,3% dos eleitores pesquisados não rejeitam ninguém; 3,3% rejeitam todos; 21,5% não sabem ou não quiseram responder. A pesquisa de rejeição tem possibilidade de múltipla escolha. 

Avaliação de governo

Os eleitores de Aracruz puderam dizer como se sentem em relação aos governos estadual, federal e municipal, além de classificar as figuras do prefeito Dr. Coutinho, do governador Renato Casagrande (PSB) e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A gestão do governo federal é avaliada como boa ou ótima por 43,8% dos entrevistados, regular por 29,3% e ruim ou péssima por 22,4%. 

Já a gestão estadual é vista como ótima ou boa por 66,1%, regular por 24,6% e ruim ou péssima por 5,9%.

A prefeitura é avaliada como boa ou ótima por 67,5%, regular por 21,7% e ruim ou péssima por 5,9%. 

O presidente Lula é visto como bom ou ótimo por 36,6%, classificado como regular por 25,8% e entendido como ruim ou péssimo por 34,9%.

O governador Renato Casagrande é qualificado como bom ou ótimo por 67,1%, avaliado como regular por 22,9% e enxergado como ruim ou péssimo por 4%. 

O prefeito Dr. Coutinho é julgado bom ou ótimo por 72,7%, observado como regular por 17,5% e rotulado como ruim ou péssimo por 3,8%.

Metodologia da pesquisa

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, nos dias 6 e 7 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número: ES-02807/2024.

, , ,

Veja Também