instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Eleições: candidatos mais velhos do ES têm 89 e 86 anos

Dos 9.856 candidatos no Espírito Santo, apenas seis têm entre 85 a 89 anos. Dois querem o cargo de prefeito e quatro concorrem a vereador

Imagens: TSE; Reprodução/Redes Sociais: @ferraco11

O primeiro turno das eleições municipais acontece neste domingo (6), dia em que serão escolhidos os prefeitos, vice-prefeitos, e vereadores dos 5.570 municípios do país.

Para investigar informações dos candidatos do Espírito Santo, o Folha Vitória realizou um levantamento no banco de dados da Justiça Eleitoral, que disponibiliza painéis e estatísticas com 140 conjuntos de informações.

Dos 9.856 postulantes no Espírito Santo, apenas seis candidatos têm entre 85 a 89 anos, sendo Theodorico Ferraço o candidato mais velho para prefeito, e Nelson Alves o nome com idade mais avançada para vereador. A Constituição Federal não prevê idade limite como condição de elegibilidade, apenas idade mínima.

Theodorico de Assis Ferraço (PP), nasceu em 28 de novembro de 1937, tem 86 anos, é natural de Cachoeiro de Itapemirim, e já comandou o executivo municipal quatro vezes. Deputado estadual, ele está em seu sétimo mandato na Assembleia Legislativa, sendo os cinco últimos consecutivos.

Nelson Alves (PRD) nasceu em 12 de março de 1935, tem 89 anos, é natural de Itaguaçu, concorre como vereador pela segunda vez, e também já foi candidato a vice-prefeito na cidade.

Outros nomes são:

  • Dr. Adail (PDT), nascido em 1938, tem 86 anos, é natural de Cachoeiro de Itapemirim e candidato a vereador no município.
  • João Paganini (Podemos), nascido em 1939, tem 85 anos, é natural de Alfredo Chaves e candidato a prefeito na cidade.
  • Jovinha (PDT), nascida em 1938, tem 86 anos, é natural e Águas Formosas (MG) e candidata a vereadora em Mucurici.
  • Doutor Hércules (PP), nascido em 1939, tem 85 anos, é natural de Cachoeiro de Itapemirim e candidato a vereador em Vila Velha.

Seis candidatos no ES têm apenas 18 anos; veja quem são

De acordo com a Constituição, a idade mínima para concorrer a prefeito e vice-prefeito é 21 anos, e a vereador, 18 anos.

No Espírito Santo, 6 postulantes tem a idade mínima para participar no pleito eleitoral, sendo o candidato mais jovem Vitor Mielke, nascido em agosto de 2006, natural de Ecoporanga e concorre a vereador em Vila Pavão, e a candidata com menos idade Maria Tereza, nascida em maio de 2006, natural de Vitória e postulante a vereadora na capital do Estado.

Confira outros nomes:

  • Caio Drapal, nascido em junho de 2006, natural de Petrópolis (RJ) e postulante a vereador em Alto Rio Novo.
  • Fabio Emanuel (Podemos), nascido em maio de 2006, natural de Colatina e candidato a vereador em Alto Rio Novo.
  • Matheus Sabino (PL), nascido em abril 2006, natural de Vitória e candidato a vereador em Anchieta.
  • Jhon Wilians (PP), nascido em janeiro de 2006, natural de Vitória e candidato a vereador na Serra.

Veja Também