instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Eleições 2024: confira como foi a votação no 2° turno da Serra

A alta movimentação e reforço no policiamento marcam o segundo dia de votação na cidade, confira

Neste domingo, eleitores da Serra voltaram às urnas para decidir entre Pablo Muribeca (Republicanos) e Weverson Meireles (PDT) no 2º turno das eleições municipais. A cidade, que possui 348 mil eleitores, registrou movimento intenso em locais de votação. Na maioria dos locais o fluxo nos colégios eleitorais ficou organizado, sem filas internas ou espera.

Leia também:

Guia do eleitor: saiba tudo o que você precisa antes de votar no 2º turno das Eleições 2024

Guarda 24h e mais escolas de tempo integral: as propostas de Weverson e Muribeca

Futura: Weverson chega a 63,6% dos votos válidos e Muribeca tem 36,4% na Serra]

Pela manhã, em frente à EMEF Feu Rosa, o fotógrafo do Folha Vitória, Thiago Soares, encontrou o colégio eleitoral muito movimentado. Entretanto, segundo os eleitores, não eram encontradas filas nas sessões de votação.

Por volta das 10h30, o fluxo de eleitores era considerado tranquilo na Apae, em Laranjeiras. No local, os eleitores encontram sessões vazias, poucas filas e o voto era realizado em questão de segundos.

Santinhos de candidatos na Serra sujam as ruas 

Em frente ao local, os eleitores flagraram muita sujeira, com santinhos espalhados ao longo da rua Afonso Arinos Melo Franco, que fica localizada no Parque Residencial Laranjeiras.

Além do entorno da EMEF Feu Rosa e Apae de Laranjeiras, outros locais de votação ficaram lotados de santinhos espalhados no chão, como é o caso da EMEF Valéria Maria Miranda, em Vila Nova de Colares.

Mais de 5 mil eleitores não foram votar na Serra

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou um balanço sobre as eleições municipais neste domingo de segundo turno e, até as 16h, mais de 5 mil eleitores não haviam votado e justificaram a ausência nas urnas.

De acordo com o balanço, ao todo 5.126 eleitores da Serra haviam justificado a ausência na votação municipal, seja por meio do e-título ou nas 8 mesas receptoras de justificativa espalhadas pelo Estado. No primeiro turno, segundo o TSE, o número total de justificativas foi de 15.675.

Concorrem à Prefeitura da Serra os candidatos Pablo Muribeca (Republicanos) e Weverson Meireles (PDT).

Policiamento foi reforçado na Serra

O policiamento foi reforçado em todo o município para garantir a segurança dos eleitores, com policiais militares presentes dentro e fora dos centros de votação.

De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública (Sesp), até as 13h foram registradas 6 ocorrências relativas às eleições durante as votações do 2º turno.

As ocorrências incluem propaganda irregular com bandeiras em via pública, práticas de boca de urna por eleitores e até por um vereador eleito, abordagens da Polícia Militar com assinaturas de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO) e um tumulto próximo a uma escola de votação em Nova Almeida, onde a PM precisou intervir para conter os ânimos.

Desafios de abstenção

A Serra registrou o maior índice de abstenção da Grande Vitória no 1º turno, com 27,13%, o que equivale a quase 100 mil eleitores que deixaram de comparecer às urnas.

O alto índice de abstenção reflete um desafio para a mobilização no 2º turno, e a expectativa é que o comparecimento aumente hoje para reforçar a participação popular no processo decisório da maior cidade em termos populacionais da Grande Vitória.

Candidatos votam neste domingo

O candidato a prefeito da Serra, Weverson Meireles (PDT), votou na EMEF Sônia Regina Gomes Rezende Franco, localizada no Bairro Serra Dourada. Acompanhado pelo prefeito Sérgio Vidigal (PDT), sua vice, a delegada Gracimeri Gaviorno, e por familiares.

O candidato Pablo Muribeca (Republicanos) votou na tarde deste domingo (27), por volta das 13h, na EMEF Belvedere, localizada no mesmo bairro, na Serra. Ao lado de sua esposa Lara Ferreira, o candidato chegou ao local de votação sorridente e cumprimentou eleitores e apoiadores que o aguardavam na entrada.


,

Veja Também