Nas eleições deste ano, 32 dos 42 prefeitos do Espírito Santo que buscavam a reeleição foram vitoriosos, o que representa um expressivo índice de 76%.
Os prefeitos reeleitos terão a oportunidade de continuar suas gestões, com destaque para o PSB, que garantiu a liderança em oito cidades. Os partidos PP, Republicanos, MDB e Podemos também se destacaram, com 6, 5, 4 e 4 reeleições, respectivamente.
LEIA TAMBÉM:
Propaganda eleitoral é retomada para o 2º turno; saiba como será na Serra
Primo da Xuxa? Saiba quem é Hugo Meneghel, o prefeito eleito mais novo do ES
Mais de 700 mil não foram votar no primeiro turno das eleições na Grande Vitória
A maioria dos prefeitos reeleitos neste domingo (6) pertence ao PSB, que assegurou a liderança em oito cidades capixabas por mais quatro anos. Logo em seguida, estão os partidos PP, com 6 reeleitos, e Republicanos, com 5. MDB e Podemos também se destacaram, com 4 reeleições cada.
Dos 17 prefeitos eleitos pelo PSB, observa-se uma forte presença do partido em várias regiões do Estado, consolidando-se como uma relevante força política.
Essa tendência sugere que a população capixaba, em sua maioria, preferiu uma abordagem política mais moderada e equilibrada, distanciando-se dos discursos polarizados da extrema direita e da extrema esquerda.