Na pesquisa da Futura realizada no projeto 100% Cidades divulgada nesta terça-feira (10), os eleitores de Nova Venécia disseram, em sua opinião quais deveriam ser as principais prioridades do próximo prefeito. A maior parte acha que a saúde é o que mais interessa ao próximo mandatário.
Os entrevistados ainda puderam avaliar os serviços oferecidos na cidade e dizer quais desses serviços eles utilizam. O levantamento foi divulgado pelo Folha Vitória.
LEIA TAMBÉM:
Futura: Barrigueira tem 49,3% e Fagundes, 22,8% na disputa em Nova Venécia
Assembleia será interditada para reforma e assessores e deputados vão trabalhar em home-office
“Prefeito da Serra tem que liderar o debate do VLT”, diz Roberto Carlos em sabatina
A pesquisa de prioridades foi feita de maneira espontânea, de modo que cada eleitor podia dizer o que quisesse, e 63,9% disseram que o mais importante para o próximo prefeito deve ser melhorar a saúde.
Em seguida, a prioridade deve ser melhorar a educação, escolha de 20,3%, depois melhorar a pavimentação das ruas, que foi a escolha de 10,5%. O saneamento básico foi destacado por 5,1% e a melhoria da segurança pública por 3,8%.
Outras prioridades elencadas por eleitores incluem a infraestrutura, a geração de empregos, mais médicos, mais assistência social e a construção de um posto de saúde.
Avaliação do governo
Na hora de avaliar o governo, os eleitores puderam dizer como avaliam serviços oferecidos em seus municípios, como água e esgoto, educação, saúde, segurança e transporte público.
Para 37,8% dos eleitores, os serviços de água e esgoto estão ótimos ou bons. 31,1% acham que está regular e 21,4% classificam como ruim ou péssimo. A educação foi avaliada como boa ou ótima por 38,4% como regular por 47,4% e como ruim ou péssima por 10,7%.
A saúde é vista como boa ou ótima por 21,9% regular por 33,8% e ruim ou péssima por 42,8%. Já a segurança foi avaliada como boa ou ótima por 33%, regular por 38,3% e ruim ou péssima por 23,6%.
Por fim, o transporte público teve a melhor avaliação de Nova Venécia. Ele é bem avaliado por 42,1% do eleitorado, visto como regular por 26,6% e classificado como ruim ou péssimo por 19,7%.
Quais serviços utiliza
O levantamento realizado pela Futura também questionou aos eleitores quais dos serviços públicos eles utilizam, entre saúde, água e esgoto, segurança, transporte público e educação.
A saúde é a mais reconhecida pelos eleitores: 73,7% disseram utilizar serviços de saúde, depois vieram os serviços de água e esgoto, utilizados por 68%.
A segurança foi citada por 53,1%; transporte público, elencado por 42,8% e a educação é utilizada por 38,6% dos venecianos; 6,4% dos entrevistados disseram não utilizar nenhum serviço e 1,3% não souberam responder.
Metodologia
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, nos dias 30 e 31 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-09548/2024.