A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp) publicou na noite deste domingo (06), o boletim de ocorrências durante o dia de eleição no Espírito Santo.
Entre os registros estão: estagiária da Prefeitura de Guaçuí entregando santinhos; um detento cometendo falsidade ideológica, briga generalizada entre eleitores e boca de urna.
Leia também:
> Veja quem são os prefeitos eleitos nas cidades do ES e saiba onde haverá 2º turno
> Saiba quem são os vice-prefeitos eleitos na Grande Vitória
> No 2º turno, Muribeca confessa que não esperava resultado: “Surpreso”
Estagiária é flagrada entregando santinhos em Guaçuí
O homem que recebeu os santinhos afirmou que estava passando nas proximidades do Parque de Exposições de Guaçuí quando foi abordado pela mulher, que perguntou se tinha candidato e entregou o santinho.
Após a situação, um delegado, que flagrou a cena, foi até o local, se identificou como policial, e afirmou que a mulher estava presa pelo crime de boca de urna.
Diante da prisão, a mulher negou o crime e afirmou que não abordou nenhum eleitor. Na bolsa dela foram encontrados 57 santinhos. Ela foi encaminhada para uma delegacia e assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).
Detento se identifica com nome de outro preso
No município de Aracruz, durante o momento de votação, um detento tentou se identificar com o nome de outro preso. Além disso, foi identificado que ele alegou que trocou de cela “por conta própria”, descumprindo as normas da unidade prisional.
Durante o questionamento das autoridades prisionais, o homem afirmou que trocou de cela porque queria conversar um assunto com outro amigo.
Com a situação, ele foi autuado em flagrante pelo crime de tentar votar no lugar do outro.
Mulher com sintomas de embriaguez causa tumulto em votação em Vitória
Uma mulher com sintomas de embriaguez foi detida após xingar e gerar tumulto na frente da escola Zilda Andrade, no bairro da Penha, em Vitória.
Segundo a equipe policial, ao localizar a eleitora, os policiais tentaram orienta-lá quanto a conduta inadequada. Entretanto, ela continuou a xingar a sargento e assumiu que estava realizando boca de urna.
Além disso, a mulher prosseguiu para o meio da rua, onde entregou um santinho de candidato ao cargo de vereador. Diante da situação, ela foi encaminhada para uma Delegacia da Polícia Civil.
Briga generalizada e soldado ferido com garrafa em Baixo Guandu
Uma briga generalizada entre membros de partidos rivais foi flagrada nas proximidades de uma escola no bairro Rosário I, em Baixo Guandu. Durante a abordagem, uma senhora quebrou uma garrafa e feriu um policial com o vidro.
Segundo a Polícia Militar, a situação foi iniciada após uma briga generalizada entre populares integrantes de partidos rivais. Com isso, a senhora continuou com os xingamentos para os policiais e acabou agredindo um soldado, que ficou com um grande ferimento na testa.
Durante a briga, alguns populares gritaram: “alguém aproveita, pega a arma dele, enquanto está de costas”. Para se defender, o militar pegou a pistola e efetuou disparos.
A mulher foi detida e no caminho para a delegacia, se debatia na viatura enquanto afirmava que “todos os policiais não valem nada”. Ela foi encaminhada para a 15ª Delegacia de Colatina.
“Santinho” flagrado na cabine de votação e homem faz boca de urna na Serra
Um homem foi flagrado realizando boca de urna e deixando santinho de candidato dentro de cabine de votação em escola na Serra. Não foi divulgado o município da ocorrência.
Policiais narraram que, durante um policiamento, foram acionados por delegado partidário, que relatou que um homem estaria fazendo boca de urna em uma seção. Segundo a mesária, após o suspeito ter realizado o voto, ela foi acionada ao identificarem um panfleto de um candidato na cabine de votação.
Diante da situação, foi gerado um boletim de ocorrência para lavratura de um termo circunstanciado, onde o suspeito se comprometeu a comparecer à vara judicial.
Transporte ilegal de eleitores em Cariacica
A Polícia Militar foi até a Escola Nilton Gomes, no bairro Campo Grande, para investigar a denúncia de transporte de eleitores, boca de urna e compra de votos. Foi identificado que um carro estava fazendo o transporte de eleitores do Bairro Cruzeiro do Sul até uma escola.
Durante o trajeto, o motorista induzia as pessoas transportadas a votarem em determinado candidato e realizava a entrega de santinhos. Ao chegarem na escola, a equipe se deparou com o suspeito correndo para o carro, na tentativa de fugir do local.
Ao conferir o veículo, foram encontrados folhetos de santinhos de candidato a vereador. Ele afirmou que realizava o transporte de eleitores para “fazer caridade com idosos, mulheres com crianças e deficientes”.