Em São Mateus, Carlinhos Lyrio (Republicanos) lidera as intenções de voto na pesquisa eleitoral da Futura no projeto 100% Cidades. A pesquisa divulgada nesta terça-feira (03) traz o que pensam os eleitores do município.
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Na estimulada, que é quando os eleitores são apresentados aos nomes registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carlinhos Lyrio tem 39,7% das intenções de voto. Marcus da Cozivip (Podemos) vem em segundo com 27,5%.
Em terceiro, fica Henrique Follador (PDT), com 4%. Nilis Castberg (PL) tem 3,5%, empatado com professora Zenilza Pauli (PT). Os brancos e nulos são 8,1% e os indecisos formam 13,6% do eleitorado.
Rejeição: em quem não votaria
Em matéria de rejeição, os candidatos de São Mateus estão todos tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos.
Henrique Follador tem 20,7% de rejeição, Carlinhos Lyrio e Zenilza Pauli têm 20,2%; Nilis Catsberg tem 20,1% e o menos rejeitado, mas também empatado, é Marcus da Cozivip com 17,2%.
Os eleitores que não rejeitam ninguém são 18,4% e os que rejeitam todos são 3,5%. Os que não souberam responder são 17,9%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, Carlinhos Lyrio lidera com 23,9%. Marcus da Cozivip faz 18,7%. Henrique Follador é lembrado por 3,3%, Nilis Catsberg por 2,2% e a professora Zenilza Pauli, por 0,9%.
O número de indecisos vai para 42,4% na espontânea. Os brancos e nulos são 4,7% e outros candidatos são mencionados por 4%.
Prioridades
Os eleitores de São Mateus puderam elencar de maneira espontânea quais devem ser as prioridades do próximo prefeito da cidade.
Melhorar a saúde é a prioridade de 47,7% dos eleitores. Em segundo lugar vem a educação, mencionada por 26,8%. Em terceiro lugar, a segurança pública é mencionada por 14,8%.
Melhorar a pavimentação de ruas é a prioridade para 13,2%. A infraestrutura é a prioridade para 10,7%. Criação e geração de empregos é a prioridade para 8,8%. Melhorar a coleta seletiva de lixo e limpeza pública é citada por 8%.
O saneamento básico é citado por 7,8%. Melhorar a administração, por 3,4% da população. Melhorar o posto de saúde é importante para 3,1%. Construir um posto de saúde, para 2,4%.
Diminuir o desemprego é prioridade para 2,2%. A construção de creches é citada por 2,2%. Melhorar o transporte coletivo é prioridade de 2,1%. O apoio a bairros carentes é mencionado por 1,8%. Mais médicos são prioridade na visão de 1,6%.
Combater as drogas e o tráfico de drogas é citado por 1,1%, 1% citam mobilidade urbana e a mesma porcentagem pede mais assistência social. Acabar e diminuir a corrupção é mencionado por 0,9%. Mais policiamento por 0,6%. Melhorar o trânsito por 0,5%.
Cuidado com o meio ambiente é prioridade para 0,4%. Incentivo ao turismo é prioridade para 0,1%, e festas tem a mesma porcentagem. Outras prioridades são mencionadas por 23,3%. Os que não sabem ou não responderam são 11,2%.
Avaliação dos serviços públicos
Os eleitores de São Mateus puderam avaliar os serviços públicos municipais de: água e esgoto, educação, saúde, segurança e transporte público.
Para os entrevistados, os serviços de água e esgoto agradam 21,9%, enquanto 37,4% avaliam como regular e 37,1% acham que é ruim ou péssima. Educação é bem-avaliada por 17,2%, vista como regular por 43% e mal avaliada por 35,7%.
Os serviços de saúde são vistos como bons ou ótimos por 10,1% da população, regulares por 29,4% e ruins ou péssimos por 58,7%. A segurança está boa ou ótima para 15%, regular para 35,4% e ruim ou péssima para 47,1%.
Por fim, o transporte público é avaliado como bom ou ótimo por 17,5%, qualificado como regular por 19,2% e 54% dos entrevistados classificou como ruim ou péssimo.
Quais serviços utiliza
Os moradores de São Mateus foram indagados sobre quais serviços públicos eles utilizam. De posse das opções apresentadas pelos pesquisadores, 67,4% disseram utilizar os serviços de saúde.
O transporte público é utilizado por 50%, o saneamento básico por 46,3% e a segurança por 45,1%. A educação foi mencionada por 41,8%. Entre os que responderam a pesquisa, 5,5% disseram não utilizar nenhum serviço público e 3,3% não souberam ou quiseram responder.
Metodologia
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre os dias 23 e 31 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-04052/2024.