instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Futura: eleitor da Serra prioriza saúde, educação e segurança

Os dados foram levantados na pesquisa eleitoral da Futura no projeto 100% Cidades, publicada nesta quinta (12) no Folha Vitória

Questionados sobre quais devem ser as prioridades do próximo prefeito da Serra, os eleitores responderam majoritariamente que as prioridades são saúde, educação e segurança pública. Os dados foram levantados na pesquisa eleitoral da Futura no projeto 100% Cidades, publicada nesta quinta-feira (12). 

As melhorias na saúde foram citadas por 66,9% dos entrevistados. A educação foi citada por 32,3% e a segurança pública por 31%. Depois, veio a melhoria na pavimentação de ruas (5,3%) e infraestrutura (4,5%). 

Os eleitores também citaram a construção de creches, melhorar o trânsito, construir postos de saúde e geração de empregos. Cada eleitor podia dizer mais de uma resposta e de maneira espontânea nessa entrevista.

Avaliação de governo

Os eleitores também puderam avaliar os serviços prestados em seu município. Para 48,6%, os serviços de água e esgoto são bons ou ótimos. Para 29,4%, os serviços são regulares e 21,3% acham ruins ou péssimos. 

A educação agrada 39,8%, é regular para 42,7% e ruim ou péssima para 15,4%. A saúde é vista como boa ou ótima por 15,6% da população, regular por 38,7% e ruim ou péssima por 43,8%.

A segurança foi avaliada como boa ou ótima por 13,8%, regular por 43% e ruim ou péssima por 42,4%. O transporte público foi bem avaliado, ele é visto como bom ou ótimo por 41,9%, regular por 34% e ruim ou péssimo por 19,3%.

Quais serviços utilizam

Os eleitores também puderam dizer quais serviços públicos eles utilizam, entre as opções apresentadas pelos pesquisadores da Futura.

Água e esgoto são utilizados por 75,7% nos entrevistados, saúde por 65,7%, transporte público por 63,4%, segurança por 58,9% e educação por 46%. Já 1,3% disseram não utilizar os serviços públicos e 0,7% não souberam responder.

Metodologia

Foram realizadas 600 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 3 e 10 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-05956/2024.

Veja Também