instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Futura: Euclério lidera em todos os cenários em Cariacica

O novo levantamento foi realizado entre os dias 8 e 13 de agosto, antes do fim do prazo de registro das candidaturas

O atual prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), aparece como favorito na corrida eleitoral para a prefeitura do município em todos os cenários propostos na pesquisa pré-eleitoral realizada pela Futura, no projeto 100% Cidades. O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (22).

O levantamento foi realizado entre os dias 8 e 13 de agosto, antes do fim do prazo de registro das candidaturas. Um total de 43,1% dos eleitores disseram espontaneamente que, se a eleição fosse hoje, votariam em Euclério.

Célia Tavares (PT) aparece em segundo lugar, com 1,8% das intenções de voto. Na terceira colocação se encontra o candidato Ivan Bastos (PL), que conta com 0,4%.

Outros candidatos somaram juntos 2,5%. Eleitores que não souberam responder e indecisos são um total de 46,0%. Ninguém, brancos e nulos somam 6,3%.

1º turno: pesquisa estimulada

No primeiro turno, Euclério aparece com ampla vantagem em relação a seus concorrentes, com 75,0% das intenções de voto.

Ele é seguido por Célia Tavares, com 8,8%, e Ivan Bastos, com 2,8%. Brancos e nulos somam 7,8% das intenções de voto, e indecisos são 5,5%.

Pesquisas estimuladas para o segundo turno

Para o segundo turno das eleições municipais, as pesquisas estimuladas utilizaram dois cenários de escolha única dos candidatos.

No primeiro, Euclério aumenta a vantagem para 81,2%. Célia Tavares conta com 9,7% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 3,8% e os indecisos fecham a lista com 5,4%.

Já no segundo cenário, o atual prefeito aparece com 79,3%, contra 9,2% do Ivan Bastos. Nulos e brancos são 4,4% dos votantes e os indecisos correspondem a 7%.

Rejeição: candidato em quem não votaria

A pesquisa de rejeição aos candidatos é encabeçada por Célia Tavares. Cerca de 39,4% não votariam na candidata de jeito nenhum. Em segundo lugar está Ivan Bastos, que é rejeitado por 31,5% dos eleitores. O atual prefeito Euclério Sampaio aparece com 8,1% de rejeição.

Os eleitores que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 16,1% e os que rejeitam todos são 2,1%. Os votantes que não souberam responder somam 20%.

Avaliação de governo

Durante a pesquisa, os eleitores entrevistados também avaliaram as gestões dos governos federal e estadual, da prefeitura e a figura dos gestores.

O governo federal foi avaliado como bom ou ótimo por 32,8% dos entrevistados em Cariacica. Como regular por 36,6%. Outros 24,5% avaliam o governo como ruim ou péssimo. Cerca de 6,1% dos entrevistados não souberam opinar.

A gestão do governo estadual foi considerada boa ou ótima por 58,2%. Já 31,1% dos entrevistados consideram o trabalho regular e outros 6,9% avaliam como ruim ou péssimo, outros 3,9% não souberam ou não quiseram opinar.

Já a prefeitura de Cariacica foi avaliada como boa ou ótima por 59,9%. Cerca de 26,0% avaliam o executivo municipal como regular e 8,9% consideram a atual gestão como ruim ou péssima. Outros 5,2% não souberam opinar.

A satisfação com o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) também foi avaliada e para 33,5%, o governante é considerado bom ou ótimo. Cerca de 25,4% consideram o mandatário regular e outros 37,0% o consideram ruim ou péssimo. Entrevistados que não souberam opinar somam 4,1%.

O governador Renato Casagrande (PSB) foi bem avaliado por 62,0%. Outros 25,2% o consideram regular e 10,3%, ruim ou péssimo.

O prefeito Euclério Sampaio recebeu avaliações positivas de 69,2% dos entrevistados. Ele também foi considerado regular por 21,1% e ruim ou péssimo para 7,8%.

Metodologia da pesquisa

Foram realizadas 500 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 8 e 13 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-04406/2024.

, ,

Veja Também