O ex-prefeito de Nova Venécia Mário Sergio Lubiana (PSB), o Barrigueira, lidera as intenções de voto em todos os cenários nas eleições municipais deste ano. É o que aponta a segunda rodada da pesquisa pré-eleitoral realizada na cidade pela Futura no projeto 100% Cidades, divulgada nesta sexta-feira (16).
No cenário espontâneo, quando os entrevistados citam os candidatos sem uma lista prévia, Lubiana aparece com 32,9%. O atual prefeito, André Fagundes (Podemos), aparece em segundo, com 12,7%.
Em terceiro lugar aparece o ex-prefeito Wilson Venturim (MDB), conhecido como Japonês, com 6,5%. Antonio Emilio (PL) surge com 0,9% e é o quarto. Ele é seguido por Wasley Cesconetto (PV), com 0,3%.
Ninguém, brancos e nulos somam 1,9% e indecisos, não souberam ou não responderam totalizam 44% dos eleitores entrevistados.
Cerca de 0,8% dos entrevistados citaram outros candidatos que não alcançaram 1% e nem foram elencados nos cenários estimulados.
Pesquisa estimulada
No primeiro cenário estimulado, foram apresentada uma lista com seis candidatos. Barrigueira aparece com 45,3%. Wilson Venturim tem 15% e André Fagundes surge com 13,9%.
Em seguida aparecem Antonio Emilio, com 3,2%; Mário da Mineirinha, com 1,8%; e Wasley Cesconetto, com 1,6%. Ninguém, branco e nulos somam 2,5% e cerca de 16,7% não souberam ou não responderam.
No segundo cenário, sem Mário Machado Cesár, Barrigueira tem 43,3%. Ele é seguido por Wilson Venturim, com 17,8%, e pelo atual prefeito André Fagundes, com 13,0%. Antonio Emilio tem 3% e Wasley Cesconetto tem 2% das intenções de voto.
Cerca de 4,3% dos entrevistados disseram que não votariam em ninguém ou votariam branco ou nulo. Não souberam, não responderam e indecisos somam 16,7%.
Rejeição: candidato que não votaria
Quando apresentada a lista com todos os candidatos e questionados em quem não votariam, o atual prefeito André Fagundes lidera o índice de rejeição, com 28,3%. Wilson Venturim aparece em segundo, com 13,7%.
Em terceiro lugar fica Wasley Cesconetto, com 10,4% de rejeição. Ele é seguido por Barrigueira, com 9,6%, e Antonio Emilio, que tem 8,4%. Mário da Mineirinha aparece com 5,9%.
Cerca de 30,5% disseram que não rejeitam nenhum candidato. Já 0,9% afirmaram que não votariam em nenhum deles. Outros 9,9%% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Metodologia
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador em 2 e 3 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-04816/2024.