instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Futura: Guerino e Renzo estão na frente na disputa em Colatina

A pesquisa realizada dentro do projeto 100% Cidades ouviu 400 eleitores de Colatina entre os dias 21 e 28 de agosto

Guerino Balestrassi e Renzo Vasconcelos disputam a Prefeitura de Colatina. Montagem: Folha Vitória

O cenário da eleição em Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, está indefinido. Embora o prefeito Guerino Balestrassi (MDB) lidere, a diferença para o segundo colocado não é grande de acordo com a pesquisa Futura, no projeto 100% Cidades, divulgada nesta quinta-feira (29) pelo Folha Vitória

Na pesquisa estimulada, que é quando os entrevistados são apresentados aos nomes de todos os candidatos a prefeito de Colatina registrados junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Guerino Balestrassi lidera com 35%, seguido de Renzo Vasconcelos (PSD), com 28,5%.

O candidato Luciano Merlo (PL) chega a 10,3%, Vinicius Bragatto (Novo) faz 9,9% e Ronaldo Jorge (DC) faz 0,6% na estimulada. Os indecisos ficam em 10,7% e os que votam branco ou nulo são 4,9%. A candidata Renata Marquesini (PSOL) não foi escolhida por nenhum dos entrevistados na estimulada.

Rejeição: em quem não vota

As pesquisas de rejeição são feitas de maneira estimulada e em múltipla escolha. Ou seja, de posse dos nomes dos candidatos, os eleitores podem escolher em quem não votariam de jeito nenhum.

Em Colatina, quem aparece primeiro na pesquisa de rejeição é o prefeito Guerino Balestrassi, com 25,1%, seguido de Renata Marquesini, com 22,7%. Depois, tecnicamente empatado com os dois, vem Renzo Vasconcelos, com 22,6% de rejeição.

Luciano Merlo é rejeitado por 19,3%; Ronaldo Jorge é rejeitado por 16,7% e Vinicius Bragatto, por 15,1%. Em Colatina, 15,3% dos entrevistados não rejeita ninguém, enquanto 1,8% rejeita todos os candidatos e 8,8% não soube responder.

Pesquisa espontânea

Na espontânea, em que os eleitores não são informados sobre as opções, Guerino lidera com 26,8%. O segundo colocado é Renzo Vasconcelos, que faz 18,9%. 

Em terceiro lugar vem Luciano Merlo, que faz 6,8%. O candidato Vinicius Bragatto faz 5% e Ronaldo Jorge tem 0,1% das intenções de voto.

Os indecisos somam 34,6% do eleitorado, 5,5% votariam em branco ou nulo se a eleição fosse hoje e 2,2% mencionaram outros candidatos. A candidata do PSOL, Renata Marquesini, não pontuou.

Saúde e educação são as prioridades para o eleitor

Os eleitores de Colatina foram questionados sobre as prioridades para o próximo prefeito da cidade. Melhorar a saúde é a prioridade elencada por mais pessoas: 51,2% dos entrevistados. Eles podiam escolher mais de uma opção na hora de responder, e 34,8% disseram que a prioridade é a educação.

A segurança pública é a prioridade de 10,8% dos colatinenses, infraestrutura, de 4,6%. O trânsito é prioridade de 4,3%, enquanto a melhora na pavimentação das ruas é citada por 4,1%.

Saneamento básico foi elencado por 3,8%, geração de empregos foi citada por 3,2%. A mobilidade urbana foi mencionada por 3,1%, construção de creches por 2,8%, e apoio a bairros carentes por 2,6%.

Melhorar o posto de saúde é a prioridade para 2,2%. Melhorar a coleta de lixo e limpeza pública é a prioridade de 2,2%. O transporte coletivo é prioritário para 1,7%.

Construir um posto de saúde é importante para 1,1%. Mais médicos também é importante para 1,1%. O cuidado com o meio ambiente é a prioridade para 0,8%, como melhorar a administração também para 0,8% e diminuir o desemprego alcança a mesma porcentagem de eleitores entrevistados.

Acabar ou diminuir com a corrupção foi uma prioridade elencada por 0,4% e aumentar o policiamento é a escolha de 0,2%. Outros problemas foram citados por 18,5% e 13,6% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Avaliação do município

Na pesquisa Futura, os eleitores de Colatina avaliaram os serviços prestados pela prefeitura da cidade, podendo classificá-los como bom, ótimo, regular, ruim ou péssimo.

Os serviços de água e esgoto são bons ou ótimos para 41,3% dos entrevistados, regulares para 36,4% e ruins ou péssimos para 20,2%. A educação em Colatina agrada a 43% da população e é regular para 45,4%. Os que classificam-na como ruim ou péssimo são 8,7%.

A saúde em Colatina é vista como boa ou ótima por 34,5%. Para 41,1%, a saúde é regular e para 22,9% ela é ruim ou péssima. Os serviços de segurança são bem-vistos por 47,1% e regulares para 31,7%. Entre os ouvidos, 19,7% classificam a segurança como ruim ou péssima.

No caso do transporte público, a avaliação de 33,7% dos entrevistados é de que o serviço é bom ou ótimo. Os que o consideram regular são 27,9% e quem acha que é ruim ou péssimo totaliza 28,4%.

Os eleitores de Colatina também disseram na pesquisa quais são os serviços públicos que eles utilizam. A maior parte dos entrevistados, 66,8%, disse utilizar serviços de saúde. Em segundo lugar, com 57,1%, estão os serviços de saneamento básico.

O terceiro colocado é o transporte público, utilizado por 56,6%. Os serviços de segurança são utilizados por 51,3% e os de educação por 43,4%. Colatinenses que acreditam não utilizar serviços públicos somam 4,5%, e os que não souberam responder são 2,5%.

Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre os dias 21 e 28 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-06982/2024.

Veja Também