instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Futura: Pazolini mantém liderança em pesquisa para Prefeitura de Vitória

Na terceira rodada do levantamento realizado pela Futura no projeto 100% Cidades, o atual prefeito da Capital aparece na frente em todos os cenários

O atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparece na frente na corrida eleitoral para o Executivo da Capital em todos os cenários propostos na pesquisa pré-eleitoral realizada pela Futura no projeto 100% Cidades. O levantamento foi divulgado nesta segunda-feira (19).

Cerca de 44,3% dos 600 eleitores ouvidos em 5 de agosto de 2024 disseram espontaneamente que, se a eleição para a Prefeitura de Vitória fosse hoje, votariam em Pazolini. João Coser (PT) aparece em segundo lugar, com 15,3% das intenções de voto.

Em seguida, aparece Camila Valadão (Psol), com 4,2%. Capitão Assumção (PL), com 1,7%, Luiz Paulo (PSDB), com 1,6%, e Du Kawasaki (Avante), com 0,2%, aparecem empatados na margem de erro, de 4,9 pontos percentuais.

Cerca de 0,6% dos eleitores entrevistados citaram outros candidatos que não somam 1% e não foram elencados nos cenários estimulados.

Ninguém, branco e nulo totalizam 3,1%. Não sabe, não respondeu ou está indeciso somam 29,0%.

1º turno: pesquisa estimulada para prefeito de Vitória

Foram propostos dois cenários na pesquisa estimulada para 1º turno, quando são apresentadas listas com os nomes dos candidatos aos entrevistados. No primeiro cenário, com os sete nomes de possíveis candidatos, Pazolini aparece com 50,2% da intenção de voto.

O ex-prefeito João Coser foi citado por 21,8% dos eleitores ouvidos. Camila Valadão aparece com 7,9% e está tecnicamente empatada com o ex-prefeito Luiz Paulo, com 5,4%, o deputado estadual Capitão Assumção, com 4,0%, Coronel Wagner (PRTB) tem 1,4% e Du Kawasaki, 0,2%.

Ninguém, branco e nulo somam 3,5%. Cerca de 5,5% dos entrevistados não responderam, se disseram estar indecisos ou não sabem em quem votar.

No segundo cenário, sem Coronel Wagner, o atual prefeito tem 43,5% da intenção de voto. Coser aparece com 23,2%, seguido por Camila Valadão, com 9,9%, Capitão Assumção, com 7,5%, Luiz Paulo, com 6,0%, e Du Kawasaki, com 0,3%.

Ninguém, branco e nulo somam 3,3%. Não sabe, não respondeu ou indeciso totaliza 6,3%.

2º turno: pesquisas estimuladas para prefeito de Vitória

Durante o levantamento, também foram apresentados quatro possíveis cenários para o 2º turno das eleições deste ano na Capital.

No cenário contra Coser, Pazolini foi citado por 60,3% dos entrevistados, enquanto Coser foi mencionado por 31,9% dos entrevistados. Ninguém, branco e nulo somam 4,5% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 3,3%.

No segundo cenário, contra Luiz Paulo, Pazolini foi citado por 65,8%, enquanto o tucano obteve 22,2% das intenções de voto. Ninguém, branco e nulo somam 7,8% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 4,1%.

No cenário seguinte, contra Capitão Assumção, Lorenzo Pazolini foi citado por 70,1% dos entrevistados, enquanto o deputado foi citado por 10,9%. Ninguém, branco e nulo somam 15,1% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 3,9%.

No quarto e último cenário, contra Camila Valadão, o atual prefeito foi citado por 66,7% dos entrevistados, enquanto a vereadora foi citada por 22,4%. Ninguém, branco e nulo somam 8,3% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 2,6%.

Rejeição: candidato que não votaria

Quando apresentada a mesma lista com os sete possíveis candidatos do primeiro cenário da pesquisa estimulada em 1º turno e questionados em qual deles não votariam, 40,3% apontaram o deputado estadual Capitão Assumção e 38,0% disseram o ex-prefeito João Coser.

Camila Valadão foi citada por 23,7%, seguida por Coronel Wagner, com 19,4%, Pazolini, com 15,7%, e Luiz Paulo, com 15,5%. O empresário Du Kawasaki foi mencionado por 9,3% dos eleitores entrevistados.

Dos eleitores ouvidos na pesquisa, 1,5% disseram que rejeitam todos os candidatos e 5,3% afirmaram que não rejeitam nenhum deles. Cerca de 4,8% não souberam ou não responderam à questão.

Avaliação de governo

Durante a pesquisa, os eleitores entrevistados também avaliaram as gestões dos governo federal e estadual, da prefeitura e a figura dos gestores.

A gestão do governo federal é avaliada como ótima ou boa por 37,9% dos moradores da Capital capixaba, enquanto 29,0% disseram considerar a administração regular e outros 29,3% avaliam como ruim ou péssima.

Ao avaliar o governo do Estado, 56,5% apontaram a administração como ótima ou boa, 31,4% dos entrevistados disseram ser regular e 11,0% ruim ou péssima.

Já a prefeitura foi avaliada com uma ótima ou boa gestão por 62,6% dos entrevistados. Outros 23,7% disseram ser regular e 13,2% ruim ou péssima.

Lula foi apontado como um ótimo ou bom presidente por 34,2% dos entrevistados. 22,5% o avaliaram como regular e 40,8% como ruim ou péssimo.

O governador Renato Casagrande foi avaliado como ótimo ou bom por 57,4% dos entrevistados. Outros 30,1% apontaram como um gestor regular e 11,6% como ruim ou péssimo.

Lorenzo Pazolini é apontado como um ótimo ou bom prefeito por 63,0% dos moradores de Vitória entrevistados. 21,5% o consideraram um prefeito regular e 14,7% ruim ou péssimo.

Metodologia da pesquisa

Foram realizadas 600 entrevistas por telefone assistido por computador, em 5 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-08522/2024.

, ,

Veja Também