O levantamento realizado pela Futura, no projeto 100% Cidades, aponta o atual prefeito de Aracruz, Doutor Coutinho (PP), na frente na corrida eleitoral para o Executivo da cidade.
A pesquisa pré-eleitoral mostra o pré-candidato à reeleição na frente tanto no cenário espontâneo, quando os eleitores citam em quem votariam, quanto no cenário estimulado, quando escolhem um nome a partir de uma lista.
Quando questionados em quem votariam se a eleição para prefeito de Aracruz fosse hoje, 44,6% citou o atual prefeito. Em segundo lugar aparece o delegado Leandro Sperandio (Republicanos), com 7,5% da intenção de voto.
Empatados na margem de erro, aparecem o pastor Marcelo Souza (PL), com 1,3%, e Tico Selvatici, com 0,6%.
Cerca de 1,2% dos eleitores entrevistados na pesquisa citaram outros candidatos que não foram elencados no cenário estimulado e nem alcançou 1%.
Ninguém, branco ou nulo totalizam 6,7% e indecisos, não sabem ou não responderam somam 38,2%.
1º turno: pesquisa estimulada para prefeito de Aracruz
Os quatro nomes foram apresentados no cenário estimulado. Doutor Coutinho foi escolhido por 60,3% dos entrevistados. Leandro Sperandio soma 18,4%. Marcelo Souza, com 5,2%, e Tico Selvatici, com 1,8%, estão empatados na margem de erro.
Ninguém, branco e nulo somam 2,6%. Já indecisos, não souberam ou não responderam totalizam 11,7%.
Rejeição: candidato que não votaria
Na pesquisa estimulada de rejeição, quando são questionados em quem não votariam, 31,8% citou o pastor Marcelo Souza. Tico Selvatici foi mencionado por 25,8% e Leandro Sperandio foi apontado por 20,4%
O atual prefeito foi citado por 11,9%, enquanto Flávia Alves foi mencionada por 0,6% dos eleitores entrevistados.
Dos eleitores entrevistados, 4,9% disseram que rejeitam todos os candidatos e 16,0% afirmaram que não rejeitam nenhum deles. Cerca de 15,6% não souberam ou não responderam à questão.
Como os eleitores se informam?
Os eleitores também foram questionados por quais canais normalmente se informam sobre os candidatos. 26,2% citaram espontaneamente as conversas com amigos e familiares, 19,6% disseram as redes sociais, sites de notícias foram mencionados por 15,4%. Cerca de 8,1% disse televisão, 6,3% citou os jornais e 2,8% as emissoras de rádio. Não souberam ou não responderam somam 22,5%.
Metodologia da pesquisa
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 26 de junho e 1º de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-01364/2024.