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Futura: saúde e educação são prioridades para eleitores de Aracruz

A Futura ouviu 400 eleitores de 16 anos ou mais entre 22 e 24 de agosto. A pesquisa foi realizada no projeto 100% Cidades

Foto: Reprodução/Canva

Os eleitores de Aracruz foram ouvidos pela Futura no projeto 100% Cidades e avaliaram os serviços prestados no município. Os resultados foram publicados nesta segunda-feira (02). Os entrevistados também e apontaram as áreas que consideram uma prioridade para o futuro gestor da cidade.

Cerca de 45,3% disseram que a prioridade do próximo prefeito deverá ser as melhorias na saúde, 28,5% apontaram as melhorias na educação, 13,7% disseram que a cidade precisa de melhorias na pavimentação das ruas e 11,6% mencionaram a segurança pública.

Infraestrutura (8,1%), criação de vagas de empregos (4,1%), saneamento básico (3,3%), mobilidade urbana (2,5%), melhorias no transporte coletivo (1,9%), melhorias na coleta de lixo e na limpeza pública (1,7%), apoio aos bairros carentes (1,5%), assistência social (1,1%) e melhorias no trânsito (1,0%) foram outros pontos apontados como prioridades para os eleitores.

Também foram citados pelos entrevistados as melhorias nos postos de saúde (0,6%), o incentivo ao turismo (0,4%), as melhorias na administração (0,3%), a construção de creches (0,1), a construção de postos de saúde (0,1%), os cuidados com o meio ambiente (0,1%) e a diminuição do desemprego (0,1%).

Os eleitores também avaliaram a situação da cidade em cinco áreas. Em relação ao fornecimento de água e esgoto, 53,2% apontaram o serviço prestado como ótimo ou bom, 25,2% disseram ser regular e 17,1% ruim ou péssimo.

A educação da cidade é avaliada como ótima ou boa por 51,2% dos entrevistados. Cerca de 32,9% a consideram regular e 10,2% disseram ser ruim ou péssima.

A saúde é avaliada como ótima ou boa por 48,6% dos eleitores, enquanto 29,4% a consideram regular e 20,4% ruim ou péssima.

Na segurança pública, são 42,1% dos entrevistados que a consideram ótima ou boa, 38,7% disseram ser regular e 17,1% afirmaram ser ruim ou péssima.

Já o transporte público é avaliado como ótimo ou bom por 23,1% dos entrevistados, 19,7% disseram ser regular e 34,0% classificaram como ruim ou péssima.

Quando apresenta a mesma lista com as cinco áreas e questionados sobre quais serviços utilizam na cidade, 60,7% citaram a saúde, 47,9% apontaram o saneamento básico, 36,3% mencionaram a segurança pública, 38,0% disseram a educação e 33,1% apontaram o transporte público.

Metodologia

Ao todo, foram ouvidos 400 eleitores de 16 anos ou mais entre 22 e 24 de agosto de 2024. As entrevistas foram realizadas por telefone, com assistência de computador. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral com o número ES-05131/2024.

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