A nova rodada da pesquisa em Cariacica, feita pela Futura, no projeto 100% Cidades, e publicada nesta quinta-feira (19) no Folha Vitória, fez uma avaliação com os moradores sobre os governos federal, estadual e municipal, assim como os seus respectivos gestores.
Dos três, a melhor avaliação da gestão ficou para o governo estadual e o gestor público melhor posicionado foi o prefeito, Euclério Sampaio (MDB), que disputa a reeleição.
O governo federal foi avaliado como bom ou ótimo por 46,5%, regular por 30,5% e ruim ou péssimo por 20,2% dos eleitores da cidade.
Quando questionados a respeito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 38,5% dos entrevistados avaliaram como ótimo ou bom, 21,8% consideraram regular e 36,7% afirmaram que o petista é ruim ou péssimo.
A pesquisa também indagou sobre o governo do Estado, que foi bem avaliado (ótimo ou bom) por 65,6%, considerado regular por 26,8% e somou 7% no tópico ruim ou péssimo.
O governador Renato Casagrande (PSB) foi considerado bom ou ótimo por 68,9%, como regular por 25,1%, e ruim ou péssimo por 5,8%.
Ao serem questionados como avaliam o desempenho da Prefeitura de Cariacica, 66,3% dos eleitores responderam considerá-la ótima ou boa, 21,8% avaliam o órgão como regular, e 9,9% afirmam que a consideram ruim ou péssima.
Ao qualificarem o mandato de Euclério Sampaio, o prefeito foi aprovado por 74,5% (ótimo ou bom), considerado regular por 18,4%, e apontado como ruim ou péssimo por 6,3% dos eleitores.
Posicionamento político
A pesquisa Futura também buscou saber o quanto o posicionamento político dos candidatos é importante no momento em que os eleitores de Cariacica vão decidir o voto.
Responderam que consideram o fator importante 87,2% dos entrevistados, outros 1,2% responderam “mais ou menos”, e 7,9% dos eleitores avaliaram que o posicionamento político não é importante. Não souberam ou não responderam 3,6%.
Metodologia
Foram realizadas 500 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 12 e 14 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de ES-05805/2024.