Os candidatos Pablo Muribeca (Republicanos) e Weverson Meireles (PDT) disputam neste domingo (27) o segundo turno das eleições para prefeito da Serra, o maior município do Espírito Santo. Ao longo da campanha, eles apresentaram seus planos para melhorar áreas como saúde, educação, mobilidade urbana, geração de emprego e segurança.
Leia também: Serra vai ter ônibus de graça no próximo domingo, 2° turno das eleições
Dentre as propostas dos candidatos estão implantação da Guarda Municipal 24h, ampliação do número de escolas de tempo integral, realizar programa de regularização fundiária, reduzir filas por especialidades médicas, mais serviços para pessoas do espectro autista, criação de hub de inovação para startups, expansão de ciclovias, municipalização do trecho da BR-101 que passa pela Serra, contrução da terceira ligação Serra-Vitória e novas unidades de saúde.
A Serra, que é o município mais populoso do Espírito Santo, é uma cidade marcada pelo rápido crescimento urbano e industrial, e enfrenta desafios.
Veja abaixo um resumo das propostas dos candidatos para essas cinco áreas prioritárias e também acesse todo o programa de governo dos postulantes, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Pablo Muribeca (Republicanos)
EDUCAÇÃO: ampliar o número de Escolas de Tempo Integral, começando pelas áreas mais carentes. Instituir a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação (Lei Federal 14.681/23) no âmbito municipal. Programa + Tempo na Escola: oficinas esportivas, culturais, artísticas, alinhado ao reforço nas disciplinas de Português e Matemática, oferecidas no contra-turno escolar.
GERAÇÃO DE EMPREGO: simplificar o Registro e a Legalização de Empresas e Negócios, com base em análise de risco, diminuindo o tempo e o custo para o registro e legalização de pessoas jurídicas. Estimular o desenvolvimento de serviços criativos, micro e pequenas empresas, e startups por meio da inovação e do incentivo à criação de negócios em todas as regiões da cidade, especialmente no Centro da Serra e Garantir abertura instantânea de empresas de baixo e médio risco;
MOBILIDADE URBANA: intenso programa de regularização fundiária, garantindo escritura gratuita aos moradores de áreas já ocupadas e consolidadas. Urbanizar os bairros de periferia com infraestrutura básica. Criar o sistema inteligente de monitoramento e otimização do tráfego. Implementar bicicletários e patinetes elétricos públicos em todas as regiões da cidade. Promover o ordenamento das calçadas e passeios com acessibilidade para pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.
SAÚDE: reduzir a fila por especialidades médicas por meio de compra de consultas e exames na rede privada. Implementar programa voltado ao atendimento, cuidado e inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Implementar Rede de Telemedicina. Garantir a cobertura universal de Equipes de Saúde da Família e estender para às 22h o horário de funcionamento das unidades de saúde, gradativamente.
SEGURANÇA: programa SOS Comércio, integrado à Guarda Municipal. Formação de grupamentos especiais na Guarda Municipal e ampliação do Efetivo da Guarda e Valorização da Carreira dos profissionais da Segurança.
Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.
Weverson Meireles (PDT)
EDUCAÇÃO: Ele ampliará em 50% a educação em tempo integral, priorizando a educação infantil. Criará o Cartão KIT Escolar e expandirá o Programa de Educação Financeira e Empreendedorismo. Construirá a Universidade da Criança e modernizará o sistema de gestão escolar.
GERAÇÃO DE EMPREGO: Promoverá PPPs para criar ambientes de negócios e facilitará a emissão de alvarás. Criará um Observatório de Investimentos e um Hub de Inovação para startups.
MOBILIDADE URBANA: Weverson vai criar o Departamento de Mobilidade Urbana e o Observatório da Cidade, expandir Parques Lineares, fortalecer a rede cicloviária e incentivar polos empresariais. Também planeja novas ligações viárias, municipalizar o trecho da BR 101 que passa pela Serra, Terceira Ligação Serra-Vitória e construir o Contorno de São Domingos.
SAÚDE: Weverson planeja construir 11 unidades de saúde, criar Centros de Especialidades Regionais e o Serviço de Hemodiálise Municipal. Terá foco na saúde da mulher e crianças neuroatípicas. Implantará o serviço Odontomóvel e o CAPS 3.
SEGURANÇA: Implantará a Guarda Municipal 24 horas, aumentará o videomonitoramento e investirá em mais viaturas. Criará um Plano de Cargos e Salários para a Guarda e uma Companhia Independente da PM em Serra-sede.
Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.