A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao candidato Lorenzo Pazolini (Republicanos) e à coligação “Vitória da União” contra o Capitão Assumção (PL).
A decisão é baseada em vídeo que circulava nas redes e dizia: “Pazolini gasta quase R$ 3 bilhões sem licitação na coleta do lixo da cidade. É muita sujeita, não acha?”, se referindo ao atual prefeito de Vitória.
>> Clique aqui e confira todas as notícias sobre as eleições 2024 <<
Durante a sentença, foi destacado que a divulgação de informações falsas em campanhas eleitorais fere a resolução 23.610/19, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exige a verificação da veracidade das informações veiculadas.
A partir da situação, o Ministério Público também se manifestou a favor da concessão do direito de resposta, considerando que as declarações de Assumção feriram a honra e a imagem de Pazolini.
O candidato deverá divulgar em suas redes sociais uma correção referente à informação incorreta, mantendo a publicação ativa por pelo menos 48 horas e garantindo que seu perfil permaneça acessível ao público.
A publicação acusada de conter informações falsas não está mais disponível. O Folha Vitória procurou a assessoria do Capitão Assumção para o pronunciamento do candidato sobre o caso, mas, até o momento, não houve retorno. O espaço segue aberto.