instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Lucas Scaramussa abre vantagem com 56,9% dos votos válidos e Bruno Marianelli tem 36%, aponta Futura

Terceira e última rodada de pesquisas Futura na cidade antes da votação neste domingo (6) aponta a vantagem do candidato do Republicanos

A última rodada de pesquisa eleitoral para prefeito em Linhares, cidade do norte Espírito Santo, põe fim ao cenário de indefinição da rodada anterior e aponta vantagem para o candidato do Podemos, Lucas Scaramussa.

No levantamento realizado pela Futura no projeto 100% Cidades divulgado neste sábado (05), ele aparece com 56,9% da intenção de votos válidos. Em seguida, vem Bruno Marianelli, do Republicanos, com 36,0%, e Maurinho Rossoni, do PL, com 7,2%.

A legislação eleitoral considera como válido o voto dado diretamente a um determinado candidato ou a um partido (voto de legenda). Na apuração dos votos, é percentual utilizado para determinar a eleição de um candidato.

1º turno: pesquisa estimulada para prefeito de Linhares

Ao contrário da última pesquisa, realizada entre 20 e 23 de setembro, que apontava empate na escolha do prefeito da cidade, o novo levantamento realizado pela Futura mostra o crescimento de Lucas Scaramussa.

No cenário estimulado da nova rodada, 51,0% dos eleitores entrevistados entre 3 e 4 de outubro disseram que votariam no deputado estadual. O atual prefeito Bruno Marianelli aparece com 32,2% da intenção de voto, seguido por Maurinho Rossoni, com 6,4%.

Ninguém, brancos e nulo somam 1,1%. Cerca de 9,3% dos eleitores entrevistados não souberam ou não responderam à questão.

Na pesquisa anterior, Bruno tinha 36,3% e Lucas 36,2% das intenções de votos, um empate técnico dentro da margem de erro. Já Maurinho aparecia com 6,1%.

Rejeição aos candidatos

Os eleitores entrevistados também foram questionados em quem não votaria em hipótese alguma caso a eleição para prefeito fosse hoje. Cerca de 45,8% mencionou Maurinho Rossoni, 20,0% disse Bruno Marianelli e 17,0% Lucas Scaramussa.

Ao todo, 21,2% dos entrevistados disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos ao cargo no pleito deste ano e 1,9% disse que rejeitam todos. Não souberam ou não responderam totalizam 5,9%.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, quando os eleitores entrevistados citam os nomes dos candidatos sem uma listagem prévia, 44,1% apontou que votaria no republicano caso a eleição para prefeito fosse.

Nas pesquisas anteriores, realizadas entre 20 e 23 de setembro e 27 e 30 de agosto, Lucas foi citado por tinha 30,2% e 25,9% dos eleitores, respectivamente.

O atual prefeito foi citado espontaneamente por 26,6% dos eleitores entrevistados. Nas rodadas anteriores, Bruno havia sido citado por 24,7% e 14,0%, espontaneamente.

Maurinho Rossoni foi citado na pesquisa mais recente por 5,1% dos entrevistados, e por 5,3% e 2,0% nas rodadas anteriores.

Na pesquisa divulgada neste sábado (5), 0,3% dos entrevistados citaram espontaneamente outras pessoas que não pontuaram mais de 1% e não foram elencadas nos cenários estimulados.

Ninguém, branco e nulo totalizam 1,2%. Cerca de 22,8% dos linharenses não souberam ou não responderam à pesquisa.

Posicionamento político

Quando questionados sobre se o posicionamento político dos candidatos é importante da decisão do voto, 81,3% disse que sim e 15,6% respondeu que não. 0,4% dos entrevistados disseram que mais ou menos e 2,6% não soube ou não respondeu.

Metodologia

A Futura realizou 500 entrevistas telefônicas assistidas por computador em 3 e 4 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número ES-03057/2024.

, ,

Veja Também