A última rodada de pesquisa eleitoral para prefeito em Linhares, cidade do norte Espírito Santo, põe fim ao cenário de indefinição da rodada anterior e aponta vantagem para o candidato do Podemos, Lucas Scaramussa.
No levantamento realizado pela Futura no projeto 100% Cidades divulgado neste sábado (05), ele aparece com 56,9% da intenção de votos válidos. Em seguida, vem Bruno Marianelli, do Republicanos, com 36,0%, e Maurinho Rossoni, do PL, com 7,2%.
A legislação eleitoral considera como válido o voto dado diretamente a um determinado candidato ou a um partido (voto de legenda). Na apuração dos votos, é percentual utilizado para determinar a eleição de um candidato.
1º turno: pesquisa estimulada para prefeito de Linhares
Ao contrário da última pesquisa, realizada entre 20 e 23 de setembro, que apontava empate na escolha do prefeito da cidade, o novo levantamento realizado pela Futura mostra o crescimento de Lucas Scaramussa.
No cenário estimulado da nova rodada, 51,0% dos eleitores entrevistados entre 3 e 4 de outubro disseram que votariam no deputado estadual. O atual prefeito Bruno Marianelli aparece com 32,2% da intenção de voto, seguido por Maurinho Rossoni, com 6,4%.
Ninguém, brancos e nulo somam 1,1%. Cerca de 9,3% dos eleitores entrevistados não souberam ou não responderam à questão.
Na pesquisa anterior, Bruno tinha 36,3% e Lucas 36,2% das intenções de votos, um empate técnico dentro da margem de erro. Já Maurinho aparecia com 6,1%.
Rejeição aos candidatos
Os eleitores entrevistados também foram questionados em quem não votaria em hipótese alguma caso a eleição para prefeito fosse hoje. Cerca de 45,8% mencionou Maurinho Rossoni, 20,0% disse Bruno Marianelli e 17,0% Lucas Scaramussa.
Ao todo, 21,2% dos entrevistados disseram que não rejeitam nenhum dos candidatos ao cargo no pleito deste ano e 1,9% disse que rejeitam todos. Não souberam ou não responderam totalizam 5,9%.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando os eleitores entrevistados citam os nomes dos candidatos sem uma listagem prévia, 44,1% apontou que votaria no republicano caso a eleição para prefeito fosse.
Nas pesquisas anteriores, realizadas entre 20 e 23 de setembro e 27 e 30 de agosto, Lucas foi citado por tinha 30,2% e 25,9% dos eleitores, respectivamente.
O atual prefeito foi citado espontaneamente por 26,6% dos eleitores entrevistados. Nas rodadas anteriores, Bruno havia sido citado por 24,7% e 14,0%, espontaneamente.
Maurinho Rossoni foi citado na pesquisa mais recente por 5,1% dos entrevistados, e por 5,3% e 2,0% nas rodadas anteriores.
Na pesquisa divulgada neste sábado (5), 0,3% dos entrevistados citaram espontaneamente outras pessoas que não pontuaram mais de 1% e não foram elencadas nos cenários estimulados.
Ninguém, branco e nulo totalizam 1,2%. Cerca de 22,8% dos linharenses não souberam ou não responderam à pesquisa.
Posicionamento político
Quando questionados sobre se o posicionamento político dos candidatos é importante da decisão do voto, 81,3% disse que sim e 15,6% respondeu que não. 0,4% dos entrevistados disseram que mais ou menos e 2,6% não soube ou não respondeu.
Metodologia
A Futura realizou 500 entrevistas telefônicas assistidas por computador em 3 e 4 de outubro. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número ES-03057/2024.