Em Barra de São Francisco, 55,8% dos eleitores disseram que não estão acompanhando as propagandas eleitorais. O levantamento foi feito pela Futura no projeto 100% Cidades.
Os que estão acompanhando, que são menos da metade dos moradores, seguem a seguinte ordem de fontes de informação: televisão, rádio, internet, redes sociais, Whatsapp e amigos/parentes.
São 14,8% acompanhando pela televisão, enquanto 13,6% acompanham pelo rádio e 10,8% pela internet. As redes sociais são mencionadas por 9,4%, o Whatsapp especificamente é citado por 3,7%, os amigos e parentes são a fonte de informação de 3,5% e outras fontes foram citadas por 3,3%.
Melhor campanha
A Futura também perguntou para os eleitores de Barra de São Francisco qual dos candidatos está fazendo a melhor campanha e eles podiam dar mais de uma opção de resposta.
Para 62,8%, a melhor campanha é a de Enivaldo dos Anjos (PSB), seguido de Gustavo Lacerda (Republicanos), o preferido de 12,2%.
Marcelo Firmino (PSD) é considerado a melhor campanha por 3,7%, Geam Maforte (DC) por 2,9%, Zé Valdeci (PT) por 0,6%, Tavinho (PL) por 0,3% e 17,5% não souberam ou não quiseram responder. Marcelo Firmino desistiu da candidatura na última sexta-feira (20), depois das entrevistas feitas pela Futura.
Nível de interesse
A Futura perguntou para os eleitores de Barra de São Francisco qual o nível de interesse nas eleições para prefeito. Segundo o levantamento, 8,1% estão muito interessados, 48,3% disseram que estão interessados e 22% afirmaram que estão pouco interessados.
Os que não têm interesse totalizam 13,2%. Já os que não souberam responder, 8,4%.
A eleição é para quais cargos?
Os eleitores também foram indagados se sabem para quais cargos são as eleições deste ano. O resultado da pesquisa Futura mostra que 70% disseram que é para prefeito, 58,4% falaram que a eleição é de vereador.
Outros 27,6% não souberam responder para quais cargos são as eleições deste ano, e 1% disseram outros cargos além desses.
Metodologia
Foram realizadas 400 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 18 e 19 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de ES-08019/2024.