A expectativa era reunir sete partidos em convenções concomitantes no Centro de Convenções de Vitória no último sábado (20), todos em torno da candidatura de Luiz Paulo Vellozo Lucas. O MDB e o PSD, no entanto, optaram por fazer suas convenções em uma próxima data.
Enquanto o MDB já definiu que fará a oficialização de suas candidaturas as 17 horas do dia 30 de julho, na sede do partido, em Vitória, o PSD ainda tem mais conversas para fazer, e deve bater o martelo no fim do prazo legal, provavelmente dia 5 de agosto, segundo o presidente de Vitória, Fabrício Gandini.
LEIA TAMBÉM: Euclério vai disputar a reeleição em Cariacica com Shymenne como vice
Em relação à convenção de Luiz Paulo, o vice-governador Ricardo Ferraço (MDB), tido como fiador da candidatura tucana, não compareceu.
Quem lá esteve foi o presidente municipal do MDB, Sérgio Borges, que era conselheiro do Tribunal de Contas até o fim do ano passado, e deve vir candidato em 2026.
Presidido no Espírito Santo pelo colatinense Renzo Vasconcellos, o PSD tem quase um minuto de televisão, e vem sendo cortejado pelos mais diversos pré-candidatos, desde Lorenzo Pazolini (Republicanos) até Capitão Assumção (PL). A Luiz Paulo, o partido deu pouca satisfação além da ausência.
LEIA TAMBÉM: Presente em convenção de Luiz Paulo, Capitã Estéfane diz que segue candidata
Ainda assim o tucano está tranquilo e otimista.
“O MDB está com a gente, vários candidatos a vereador estão fazendo agenda comigo”, comentou.
As articulações em Colatina, onde Renzo é pré-candidato e o PSDB apoia a reeleição do atual prefeito Guerino Balestrassi (MDB), devem fazer diferença nas articulações em Vitória.
Desde o início do ano, os partidos MDB, PSB, PSDB/Cidadania, União Brasil e PSD têm articulado a união em torno de uma candidatura de centro.
Inicialmente, eles tinham quatro pré-candidatos: Mazinho dos Anjos (PSDB), Luiz Paulo (PSDB), Tyago Hoffman (PSB) e Fabrício Gandini (PSD).
Todos desistiram em favor de Luiz Paulo, mas a aliança só será definitivamente fechada no registro das candidaturas. O prazo legal para convenções é até 5 de agosto, e o de registro das candidaturas é dia 15 do mesmo mês.