As eleições municipais de 2024 chegaram ao fim no último domingo (6), dia em que as urnas dos 78 municípios do Espírito Santo foram apuradas para decidir quem serão os prefeitos, vice-prefeitos, e vereadores no período entre 1 de janeiro de 2025 e 31 de dezembro de 2028.
O Folha Vitória conversou com os vereadores mais votados na Grande Vitória, para saber como recebem o grande número de votos, e as pautas que defenderão no mandato.
Receberam o maior número de votos:
- Saulinho da Academia (PDT), eleito na Serra com 8.421 votos
- Doutor Hércules (PP), eleito em Vila Velha com 7.275 votos
- Karla Coser (PT), eleita em Vitória com 7.256 votos
- Dr. Fernando Santorio (PP), eleito em Cariacica com 5.360 votos
Doutor Hércules revelou estar sentindo uma “emoção muito boa”, e que está vivendo um “momento muito feliz da vida”.
“Não é a primeira vez que sou o vereador mais votado, fui em 2004 em Vila Velha. Também já fui o mais votado em Cachoeiro de Itapemirim, em 1970, quando ser vereador era um trabalho voluntário e, na época, eu era motorista de ambulância”, contou.
O octagenário pontuou que as pautas principais serão saúde pública, inclusão social, e apoio aos dependentes químicos.
“Primeiro vem a saúde, o que não poderia ser diferente. A segunda é inclusão social, quero ajudar pessoas como o Carlos Ajur, presidente do conselho estadual de assistência social, que trabalha comigo. Ele é cego total e faz a própria comida, é bem independente. Também quero trabalhar com dependentes químicos”, afirmou.
Karla Coser quer construir “uma cidade melhor para as mulheres”
A petista Karla Coser disse ao Folha Vitória que considera a vitória um reflexo do atual mandato.
“Estou extasiada, a sensação é de muita alegria, felicidade, e muita fé em deus pelo trabalho que realizei nesses 4 últimos anos”, falou.
Karla apontou que vai continuar a trabalhar com os três eixos que norteiam o trabalho como parlamentar: construir uma cidade para mulheres, que seja mais humana e mais sustentável.
“Quero que as mulheres sejam mais ouvidas, quero trabalhar na defesa do manguezal, e garantir serviço público de qualidade com uma boa remuneração aos servidores. Também precisamos cobrar o prefeito que aumente o salário especificamente dos servidores de educação, porque as assistentes de ensino infantil recebem menos de um salário mínimo”, afirmou.
Os candidatos eleitos Saulinho da Academia e Dr. Fernando Santorio foram procurados, mas não responderam à reportagem até a publicação desta matéria.