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Pesquisa Futura: eleitores de Guarapari querem mais saúde

Os entrevistados na pesquisa puderam avaliar a situação da cidade e escolher prioridades, o que eles acham mais importante para o município

Aferição de pressão arterial: saúde é a principal cobrança do eleitor de Guarapari. Foto: Freepik

Os eleitores de Guarapari foram entrevistados pela equipe da Futura, dentro do projeto 100% Cidades, entre os dias 20 e 27 de agosto, e puderam avaliar a situação da cidade e escolher prioridades, o que eles acham mais importante para o município de Guarapari.

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Segurança, postos de saúde e meio ambiente são prioridades para os capixabas

Na Cidade de Saúde, a principal prioridade apontada pelos eleitores é a saúde. O tema é apontado como principal prioridade para o próximo prefeito, pior avaliação entre os serviços da prefeitura e é reconhecido como serviço mais utilizado pela população entrevistada.

Prioridades

A pergunta feita pela equipe da Futura era quais deveriam ser as principais prioridades do próximo prefeito de Guarapari, e os eleitores podiam selecionar mais de uma resposta.

Entre os ouvidos, 62,5% dos eleitores disseram que a prioridade é melhorar a saúde. Em segundo lugar, vem melhorar a educação, opção escolhida por 25,1% dos eleitores. A segurança pública é a opção de 9,5%. Melhorar a pavimentação das ruas foi a escolha de 9,2%.

Infraestrutura é prioridade para 6%. O incentivo ao turismo é prioridade para 5,9%. O saneamento básico de Guarapari é a prioridade de 5,3%. Construir um posto de saúde é a prioridade de 4,5%. Para 3,7% é importante melhorar o transporte coletivo.

Criar e gerar empregos é prioridade para 2,7%. Mais médicos são a prioridade de 2,2%. O fim da corrupção foi mencionado por 1,8% dos moradores de Guarapari. Melhorar o trânsito é prioridade para 1,5%. Os que acreditam que é preciso mais assistência social são 0,9%.

O apoio aos bairros mais carentes foi a escolha de 0,9%. A coleta de lixo e limpeza pública foram mencionadas por 0,6%. Melhorar o posto de saúde foi mencionado por 0,5%. A construção de creches também foi mencionado por 0,5%. A mobilidade urbana é prioridade para 0,4%.

O meio ambiente é importante para 0,2%. Melhorar a administração foi mencionado como prioridade por 0,2%, a diminuição do desemprego por 0,1% e 0,1% acreditam que festas devem ser a prioridade.

Outras coisas que não estão aqui descritas foram mencionadas por 22% da população de Guarapari e 3,2% não sabem ou não responderam.

Avaliação dos serviços oferecidos pela prefeitura

Além de elencar as prioridades para o próximo prefeito, os moradores de Guarapari puderam dizer como eles qualificam os serviços oferecidos pela prefeitura, como água e esgoto, educação, saúde, segurança e o transporte público.

Para 31,8%, o serviço de água e esgoto é ótimo ou bom. Para 30,7% é regular. Para 34,5% é ruim ou péssimo. A educação de Guarapari é qualificada como boa ou ótima por 34,8% da população, como regular por 44,8% e como ruim ou péssimo por 16,7%.

No caso da saúde, apenas 6,3% dos entrevistados acham que ela é ótima ou boa, enquanto 24,8% avaliam que é regular e 68,2% avaliam que a saúde está ruim ou péssima.

No caso da segurança pública, 34,4% enxergam que ela está boa ou ótima. Os que classificam como regular são 44,7% e 19,1% classificam como ruim ou péssima.

O transporte público em Guarapari é visto como ótimo ou bom por 11,6% dos entrevistados. 26,9% dos entrevistados acreditam que ele é regular e 50% dos eleitores qualifica o transporte como ruim ou péssimo.

Serviços usados pelos moradores da cidade

Outro questionamento feito aos eleitores de Guarapari foi quais serviços públicos eles utilizam. A pesquisa era estimulada e as respostas podiam ser múltipla escolha.

Serviços de saúde são utilizados por 53,1% dos munícipes. O transporte público, por 50,4%. O saneamento básico foi reconhecido por 44,7%. A segurança por 42,2%. A educação foi mencionada por 34,1%.

Os eleitores que não souberam responder são 5,3% enquanto 4,2% do eleitorado disse não utilizar serviços públicos.

Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre os dias 20 e 27 de agosto de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-01548/2024.

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