Logo_head NOVO (desktop)
Faltam
Dias

Pesquisa Futura: Pazolini amplia diferença na disputa para prefeito de Vitória

Na segunda rodada da pesquisa pré-eleitoral, o republicano mantém a liderança no cenário espontâneo e nos estimulados
Arte: Folha Vitória

O atual prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), aparece na frente na corrida eleitoral para o Executivo da Capital.

De acordo com o segundo levantamento pré-eleitoral realizado pela Futura no projeto 100% Cidades, divulgado nesta segunda-feira (1º), o republicano mantém o favoritismo e ampliou a diferença para o segundo colocado em relação à primeira pesquisa, divulgada em 9 de maio.

Cerca de 40,2% dos 600 eleitores ouvidos entre 20 e 22 de junho disseram espontaneamente que, se a eleição para a Prefeitura de Vitória fosse hoje, votariam em Pazolini. João Coser (PT) aparece em segundo lugar, com 10,6% das intenções de voto.

Em seguida, empatados na margem de erro, parecem Luiz Paulo (PSDB), com 2,2%, Camila Valadão (Psol), com 2,1%, Capitão Assumção (PL), com 1,1%, e a atual vice-prefeita Capitã Estéfane (Podemos), com 0,7%.

Cerca de 0,8% dos eleitores entrevistados citaram outros candidatos que não somam 1% e não foram elencados nos cenários estimulados.

Ninguém, branco e nulo totalizam 2,9%. Não sabe, não respondeu ou está indeciso somam 39,3%.

1º turno: pesquisa estimulada para prefeito de Vitória

No primeiro cenário de pesquisas para 1º turno, foram apresentados sete nomes de possíveis candidatos. Os eleitores entrevistados foram questionados em quem votariam se o pleito fosse hoje.

Lorenzo Pazolini aparece com 47,6% das intenções de voto, seguido pelo ex-prefeito João Coser, que foi citado por 20,0% dos eleitores ouvidos. Camila Valadão aparece com 9,1% e está tecnicamente empatada com o deputado estadual Capitão Assumção, que foi citado por 6,9%, e o ex-prefeito Luiz Paulo, com 5,4%.

O tucano também está empatado na margem de erro com Capitã Estéfane, que foi citada por 2,4%. O empresário Du Kawasaki (Avante) obteve 0,5% da intenção de voto.

Ninguém, branco e nulo somam 2,7%. Cerca de 5,5% dos entrevistados não responderam, se disseram estar indecisos ou não sabem em quem votar.

No segundo cenário, sem Capitã Estéfane e Du Kawasaki, o atual prefeito tem 42,3% da intenção de voto. Coser aparece com 19,6%, seguido por Camila Valadão, com 11,6%, Luiz Paulo, com 9,9%, e Capitão Assumção, com 8,7%. Eles estão tecnicamente empatados na margem de erro.

Ninguém, branco e nulo somam 2,7%. Não sabe, não respondeu ou indeciso totaliza 5,1%.

Rejeição: candidato que não votaria

Quando apresentada a mesma lista com os sete possíveis candidatos do primeiro cenário e questionados em qual deles não votariam, 39,3% apontaram o ex-prefeito João Coser e 37,5% disseram o deputado estadual Capitão Assumção.

Pazolini foi citado por 18,0% dos eleitores entrevistados, 17,8% disseram a vereadora Camila Valadão, 17,2% apontaram Capitã Estéfane, 12,7% citaram o empresário Du Kawasaki e 12,2% mencionaram Luiz Paulo.

Dos eleitores entrevistados, 2,7% disseram que rejeitam todos os candidatos e 4,7% afirmaram que não rejeitam nenhum deles. Cerca de 3,5% não souberam ou não responderam à questão.

2º turno: pesquisas estimuladas para prefeito de Vitória

Durante o levantamento, foram apresentados seis possíveis cenários para o 2º turno das eleições deste ano.

No cenário contra Coser, Pazolini foi citado por 59,4% dos entrevistados, enquanto Coser foi mencionado por 31,1% dos entrevistados. Ninguém, branco e nulo somam 6,0% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 3,5%.

No segundo cenário, contra Luiz Paulo, Pazolini foi citado por 61,4%, enquanto o tucano obteve 27,0% das intenções de voto. Ninguém, branco e nulo somam 7,5% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 4,1%.

No cenário seguinte, contra Camila Valadão, o atual prefeito foi citado por 66,8% dos entrevistados, enquanto a vereadora foi citada por 21,6%. Ninguém, branco e nulo somam 6,9% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 4,7%.

No cenário contra a atual vice-prefeita, 69,8% dos entrevistados disseram que votariam em Pazolini, enquanto Capitã Estéfane foi citada por 12,3%. Cerca de 14,0% disseram que não votariam em nenhum dos dois ou votariam branco/nulo. Não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 3,9%.

No quinto cenário, contra Capitão Assumção, Lorenzo Pazolini foi citado por 67,9% dos entrevistados, enquanto o deputado foi citado por 12,5%. Ninguém, branco e nulo somam 15,7% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 3,9%.

O atual chefe do Executivo tem 72,7% da intenção de votos dos entrevistados no último cenário apresentado, contra o empresário Du Kawasaki, que aparece com 4,5%. Ninguém, branco e nulo somam 17,5% e não sabem, não responderam ou indecisos totalizam 5,2%.

Como os eleitores se informam?

Os eleitores também foram questionados por quais canais normalmente se informam sobre os candidatos. 41,1% citaram espontaneamente a televisão, 27,4% disse que se informa por sites de notícia, 25,1% citou as redes sociais, 11,6% apontou as conversas com amigos e familiares, 10,1% citou os jornais, 1,3% disse que se informa pelas emissoras de rádio e 0,1% por revistas. Cerca de 7,9% dos entrevistados não souberam ou não responderam à questão.

Metodologia da pesquisa

Foram realizadas 600 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 20 e 22 de junho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-04235/2024.