instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Pesquisa Futura: saiba como está a disputa para prefeito de Guarapari

A pesquisa pré-eleitoral da Futura, realizada no projeto 100% Cidades, ouviu 400 eleitores da cidade

Se fosse hoje a eleição em Guarapari, o candidato Zé Preto aparece na frente na corrida eleitoral para prefeitura do município. O candidato do PP lidera nos cenários estimulado e espontâneo da pesquisa pré-eleitoral da Futura, realizada no projeto 100% Cidades e divulgado nesta quarta-feira (07).

Entre 26 e 31 de julho, foram ouvidos 400 eleitores da cidade. Desses, 28,7% apontaram espontaneamente que preferem Zé Preto. Em segundo lugar, fica o candidato Rodrigo Borges (Republicanos), com 19,8%.

Os candidatos Danilo Bahiense (PL), com 0,9%, Emanuel Vieira (União Brasil), com 0,7% e José Amaral (PSOL), com 0,1%.

Brancos e nulos somam 10,2% do eleitorado, enquanto os indecisos são 35,1%.

Outros candidatos que não alcançaram 1% e nem foram elencados no cenário estimulado somam 4,4% das intenções de voto.

Cenário estimulado

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada uma lista de possíveis candidatos aos entrevistados, Zé Preto tem 44,4% da intenção de voto. Rodrigo Borges fica com 30,2%.

Emanuel Vieira aparece em terceiro, com 3,5%. Danilo Bahiense tem 2% dos votos, empatado na margem de erro com José Amaral, que tem 0,6% da intenção de voto, e o petista Oylas Pereira, com 0,2%.

Cerca de 12% dos entrevistados disseram estar indecisos, enquanto nulos e brancos ficam em 7%.

Rejeição

Os eleitores de Guarapari foram questionados em quem não votariam de maneira nenhuma. De posse da mesma lista de candidatos do cenário estimulado, o deputado estadual Zé Preto foi escolhido por 21,8%, Danilo Bahiense aparece com 19,8% e Rodrigo Borges tem 19%. 

José Amaral (15,8%), Emanuel Vieira (15%) e Oylas Pereira (15%) aparecem em seguida na rejeição entre os eleitores. Os que não rejeitam ninguém somam 15,5%, e os que rejeitam todos são 2%. Os indecisos acerca da rejeição, que não sabem ou não responderam, são 20%.

Metodologia da pesquisa

Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 26 e 31 de julho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-09798/2024.

, ,

Veja Também