O atual prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), aparece na frente na primeira pesquisa pré-eleitoral para a disputa de 2024.
O levantamento realizado pela Futura no projeto 100% Cidades, divulgado nesta sexta-feira (14), mostra ele na liderança tanto no cenário espontâneo, quando os entrevistados citam em quem votariam, quanto no estimulado, pesquisa onde os entrevistados escolhem um dos possíveis candidatos indicados em uma lista.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa Futura: o que pensa o eleitor da Grande Vitória a 4 meses das eleições
Na pesquisa espontânea, 50,1% dos eleitores disseram que votariam no atual prefeito, caso a eleição fosse hoje. Em seguida, aparece Luzinete Deolindo (DC), com 0,6%. O ex-vice-prefeito José dos Santos da Silva (PDT) e o ex-secretário estadual de Meio Ambiente Fabrício Machado (PV) aparecem empatados com 0,2% da intenção de voto.
Ninguém, branco e nulo somam 2,2% e não sabem, não responderam ou indecisos, 42,1%. Cerca de 4,6% dos eleitores ouvidos citaram espontaneamente outros nomes que não foram elencados na pesquisa estimulada.
1º turno: pesquisas estimuladas para prefeito de Viana
Na pesquisa estimulada do 1º turno para Prefeitura de Viana, foram apresentados quatro nomes de possíveis candidatos aos entrevistados. Questionados sobre em quem votariam se o pleito fosse hoje, 73,1% citaram o atual prefeito, Wanderson Bueno.
Logo após aparece José dos Santos da Silva, com 4,4% da intenção de voto, Fabrício Machado, com 2,5%, e Luzinete Deolindo, com 1,4%, todos empatados na margem de erro.
Ninguém, branco e nulo somam 4,4%. Já não sabem, não responderam ou indecisos somam 14,3%.
Rejeição: em quem os eleitores não votariam
A mesma lista com quatro possíveis candidatos foi apresentada e os eleitores questionados sobre em quem não votariam em hipótese nenhuma. Cerca de 22,7% citaram Luzinete Deolindo, 22,0% disseram José dos Santos da Silva e 21,0% apontaram Fabrício Machado. Wanderson Bueno foi citado por 4,5% dos eleitores entrevistados.
Todos os candidatos foram rejeitados por 5,7% e 22,0% dos entrevistados disseram não rejeitar ninguém. Não souberam ou não responderam somam 22,3%.
Como os eleitores se informam?
Os eleitores também foram questionados por quais canais normalmente se informam sobre os candidatos: 27,7% citaram conversas com amigos e familiares, 20,0% disseram as redes sociais, 17,8% citaram sites de notícia e outros 17,8% a televisão.
Jornais foram apontados por 3,6% dos eleitores ouvidos, enquanto 1,3% disse que se informar por rádio e 0,1% por revistas. Cerca de 13,2% dos entrevistados não souberam ou não responderam à questão.
Metodologia da pesquisa
Foram realizadas 400 entrevistas por telefone assistido por computador, entre 6 e 11 de junho de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-02398/2024.