Weverson Meireles (PDT), aliado do atual prefeito Sérgio Vidigal, tem a preferência do eleitor da Serra para chefiar a prefeitura do município a partir de 2025. É o que aponta a primeira rodada de pesquisas da Futura, realizada no projeto 100% Cidades, para o segundo turno das eleições municipais divulgada nesta segunda-feira (14) no Folha Vitória.
O candidato do PDT aparece com 57,1% dos votos válidos, quando são excluídos os indecisos e votos em brancos e nulos. Já Pablo Muribeca (Republicanos) tem 42,9%.
No cenário estimulado, quando são considerados indecisos e votos nulos, Weverson tem 48,8% das intenções de voto, enquanto Muribeca tem 36,7% da preferência dos serranos.
Cerca de 2,9% dos entrevistados disseram que não votarão em ninguém. Não souberam ou não quiseram responder somam 11,6% dos entrevistados.
Rejeição
Quando questionados em quem não votariam de jeito nenhum para prefeito da Serra, 39,3% citaram o deputado estadual Pablo Muribeca e 19,2% apontaram Weverson Meireles.
Cerca de 28,0% disseram que não rejeitam ninguém e 1,5% citou que rejeita todos os candidatos. Não souberam ou não responderam são 12,2% dos entrevistados.
Cenário espontâneo
No cenário espontâneo, quando questionados em quem votariam para prefeito se a eleição fosse hoje, mas sem a Futura apresentar os nomes dos candidatos que estão no pleito, 36,8% disseram que votariam no aliado de Vidigal. Muribeca foi citado por 30,6% dos eleitores ouvidos.
Cerca de 3,1% citaram outros nomes, que não disputam o 2º turno. Ninguém, branco e nulo totalizam 4,0% e não souberam ou não responderam são 25,6% dos eleitores ouvidos.
Posicionamento político dos candidatos é importante?
Segundo apontou a pesquisa neste período de segundo turno, o posicionamento dos candidatos é importante para a maioria dos eleitores. Cerca de 85,4% dos entrevistados responderam que levam a posição política em consideração.
Para 8,1%, o posicionamento não é importante e 0,5% disse que mais ou menos. Entre os eleitores ouvidos, 6% não souberam ou preferiram não responder à questão.
Veja a avaliação dos governos
A pesquisa Futura também questionou os eleitores sobre a avaliação dos atuais governos. A gestão federal é considerada ótima ou boa por 43,4% dos entrevistados. Cerca de 33,9% disseram ser regular e 17,0% a classificaram como ruim ou péssima.
Já o governo do Estado é avaliado por 60,8% como ótimo ou bom, 30,9% o consideram regular e 7,5% disseram ser ruim ou péssimo.
A gestão da Prefeitura da Serra é avaliada como ótima ou boa por 55,9% dos eleitores entrevistados. Cerca de 27,1% disseram ser regular e para 16,1% é ruim ou péssima.
A Futura também submeteu a figura dos gestores à avaliação dos eleitores da Serra. O presidente Lula é avaliado como ótimo ou bom por 45,3% dos entrevistados, 24,8% disseram ser regular e 28,9% o consideram como ruim ou péssimo.
Cerca de 61,8% dos eleitores da Serra avaliam como ótima ou boa a gestão do governador Renato Casagrande (PSB). Outros 28,3% disseram ser regular e 6,6% apontaram como ruim ou péssima.
O atual prefeito, Sérgio Vidigal (PDT), é avaliado como ótimo ou bom por 60,1% dos entrevistados. Cerca de 26,6% o consideram regular e 13,0% ruim ou péssimo.
Metodologia
A Futura realizou 600 entrevistas telefônicas assistidas por computador em 11 de outubro de 2024. A pesquisa tem margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%. Os dados foram registrados no Tribunal Superior Eleitoral, sob o número ES-04134/2024.