À medida que as eleições de 2024 se aproximam, muitos eleitores se perguntam sobre as formas de pagamento de multas para regularizar a situação do título de eleitor. O prazo final para regularização junto à Justiça Eleitoral termina nesta quarta-feira (08).
É possível quitar a multa eleitoral com o PIX, boleto bancário e cartão de crédito. A flexibilidade de pagamento visa facilitar o processo de regularização e garantir que os cidadãos estejam aptos a exercer seu direito de voto no pleito.
LEIA TAMBÉM: Urna eletrônica terá voz de cantora para eleitores cegos ou com baixa visão
O que acontece se não regularizar o título?
Após 08 de maio, o cadastro eleitoral será fechado e só será reaberto após as eleições. Portanto, para participar das votações deste ano para prefeitos e vereadores e assegurar outros direitos civis, é imprescindível estar em dia com a Justiça Eleitoral.
Como consultar situação eleitoral?
Para consultar a situação eleitoral, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral e fornecer algumas informações pessoais, como nome, número do título ou CPF, data de nascimento, e os nomes dos pais. Se houver pendências, será necessário avançar para a próxima etapa.
LEIA TAMBÉM: Calendário eleitoral: fique por dentro das datas para a eleição
Como regularizar o título de eleitor online?
Se você tem débitos decorrentes de ausências não justificadas em eleições anteriores ou faltas aos trabalhos eleitorais, é possível regularizar a situação de forma rápida e eficiente.
Na mesma página da consulta, você encontrará opções de pagamento, incluindo PIX, cartão de crédito ou boleto bancário. Além disso, é possível utilizar o aplicativo e-Título, disponível para download nas plataformas iOS e Android, para quitar o débito de forma prática.